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Questões de Concurso: Nutrição e Saúde Pública

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Analise as afirmativas abaixo em relação à Lei n° 11.947, de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica.

1. A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado.

2. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir com a cessação da fome dos alunos da educação básica pública, por meio oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

3. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

4. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao FNDE, ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos de controle interno do Poder Executivo da União, ao Ministério Público e ao CAE as irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do PNAE.

5. A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais caberá aos secretários de saúde, que deverão respeitar as diretrizes previstas nesta Lei e na legislação pertinente, no que couber, dentro das suas atribuições específicas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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O cenário epidemiológico brasileiro apresenta a coexistência de sobrepeso e obesidade, desnutrição e carências de micronutrientes. Com base na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Lei no 8.080/1990, é possível identificar determinantes, organizar ações nos territórios e monitorar os resultados de cada ação, em uma análise permanente da saúde da população. Em 2015, foi publicado o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica, a fim de apoiar profissionais e gestores para a organização da VAN na Atenção Básica.


Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. 
De modo geral, a aferição antropométrica é atividade rotineira da Atenção Básica, podendo ser realizada por qualquer profissional com conhecimento da técnica.
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A organização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é realizada por meio de linhas de ação para o alcance do seu propósito. Quanto às diretrizes da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
O acompanhamento nutricional e o de saúde das populações assistidas pelos programas de transferência de renda devem ser incorporados ao Sisvan, qualificando-se a informação e a atenção nutricional dispensada a essas famílias.
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Exemplo de ação que está relacionada ao cumprimento da diretriz “Organização da Atenção Nutricional”, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição:
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Em relação à aquisição de gêneros alimentícios, assinale a alternativa que está em conformidade com o disposto na Resolução/CD/FNDE n° 26, de 2013.
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O cenário epidemiológico brasileiro apresenta a coexistência de sobrepeso e obesidade, desnutrição e carências de micronutrientes. Com base na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Lei no 8.080/1990, é possível identificar determinantes, organizar ações nos territórios e monitorar os resultados de cada ação, em uma análise permanente da saúde da população. Em 2015, foi publicado o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica, a fim de apoiar profissionais e gestores para a organização da VAN na Atenção Básica.


Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. 
O planejamento e as ações da VAN são financiados, sobretudo, pela gestão federal.
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A segurança alimentar e nutricional (SAN) é uma consolidada política de Estado e tem como marco a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei no 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).


Com relação à Losan, julgue os itens a seguir. 
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) são as únicas instâncias que dão suporte à consolidação do Sisan em esfera nacional.
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Sobre as poli?ticas pu?blicas de sau?de que contemplam o pu?blico infantil, a estrate?gia criada para qualificar as ac?o?es de promoc?a?odoaleitamentomaterno e alimentac?a?o complementar sauda?vel para crianc?as menores de 2 anos de idade, ale?m de aperfeic?oar as compete?ncias e habilidades dos profissionais de sau?de para a promoc?a?o dessas atividades na rotina das Unidades Ba?sicas de Sau?de (UBS) e?:

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A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, mediante de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Mais de 10 anos após a publicação, foram realizados atualização e aprimoramento das bases e das diretrizes da PNAN.


Com relação aos princípios da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
Cada indivíduo é responsável pela própria alimentação; assim, cabe a cada um decidir a respeito de como e onde buscar os próprios alimentos, não cabendo ao Estado influenciar a liberdade de escolhas alimentares.
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São diretrizes da alimentação escolar, previstas pela Lei n° 11.947, de 2009:
1. A universalidade do atendimento aos alunos matriculados exclusivamente na rede pública de educação infantil. 2. A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada. 3. O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos. 4. O direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, sem que haja distinção em razão de diferenças biológicas de idade, de gênero e de condições de saúde dos alunos. 5. A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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