Entrar

Questões de Concurso: Multiplexação e múltiplo acesso

Confira aqui questões de Multiplexação e múltiplo acesso para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Considere que uma empresa tenha alugado um transponder de satélite com banda passante de 36 MHz para ser utilizado como meio de transmissão de um sistema de comunicação para as suas filiais espalhadas pelo país. O sistema deverá prover 9 canais de acesso simultâneo e utilizará esquema de transmissão com eficiência espectral de 1,5 bps/Hz, embasado na modulação QPSK. A técnica de múltiplo acesso será escolhida entre as técnicas FDMA (frequency-division multiple access) e TDMA (time-division multiple access), sendo que o modo de acesso será FAMA (fixed-assigned multiple-access), em que os recursos do sistema serão divididos igualmente entre os 9 canais de acesso. Julgue o item subsequente acerca desse sistema de comunicação.

Na prática, se for escolhida a técnica FDMA, a taxa de transmissão bruta disponibilizada a cada um dos 9 canais terá de ser necessariamente menor que 6 Mbps, enquanto, se for escolhida a técnica TDMA, a velocidade disponibilizada poderá ser de até 6 Mbps.

🧠 Mapa Mental

O CDMA é uma forma de múltiplo acesso que utiliza códigos ortogonais que são empregados para espalhar o sinal de interesse. Os Códigos de Walsh, gerados a partir de Matrizes de Hadamard, são exemplos de códigos ortogonais usados em sistemas que empregam o CDMA. A seqüência que NÃO corresponde a um exemplo de Código de Walsh é:

🧠 Mapa Mental

Uma operadora de telefonia celular tem a seu dispor 25,2 MHz de espectro para prover o serviço em uma dada localidade. Esta operadora implementa uma tecnologia com as seguintes características: método de acesso FDMA/ TDMA; espaçamento entre portadoras de 25 kHz; 7 slots em cada portadora (multiplexados no tempo) alocados para tráfego; duplexação FDD (Frequency Division Duplexing); fator de re-uso de 3 células por cluster e setorização de 120o . Supondo uma distribuição uniforme de canais, nas condições descritas acima, a quantidade de canais duplex de tráfego disponíveis em cada setor é:

🧠 Mapa Mental

Uma multiplexação TDM é formada por 30 tributários de dados em sua entrada. Cada tributário fornece um sinal digitalizado com uma taxa de amostragem de 16.000 amostras/s, sendo cada amostra convertida em 8 bits. Além dos tributários de dados, existem, na entrada do multiplexador, N canais de controle com taxa de transmissão igual aos tributários de dados. Os canais de controle são multiplexados junto com os canais de dados. A taxa do feixe composto, na saída do multiplexador, é de 4.352 kbits/s. O valor de N é

🧠 Mapa Mental

Um sistema hipotético de multiplexação TDM possui duração de quadro igual a 2 ms e 20 canais (slots) por quadro, todos com a mesma duração. Cada usuário desse sistema pode alocar um ou mais slots por quadro, de acordo com a velocidade de transmissão requerida. Quantos canais um usuário deverá alocar para transmitir na taxa de 50 kbps?

🧠 Mapa Mental

No sistema de comutação temporal que utiliza a hierarquia PDH (Plesiochronous Digital Hierarchy), canais telefônicos de 64 kbps, quantizados com 8 bits por amostra, são multiplexados para compartilhamento do canal de transmissão. A duração, em ?seg, do quadro TDM, em todos os níveis dessa hierarquia, é de

🧠 Mapa Mental

Com relação a sistemas que utilizam a técnica de múltiplo acesso por divisão de código (CDMA) e implementam espalhamento espectral do sinal, julgue os itens seguintes.

Em sistemas CDMA com espalhamento espectral por seqüência direta (DS-CDMA), uma maneira de se aumentar o número de usuários que compartilham determinada porção do espectro eletromagnético é o uso de técnicas de codificação de canal que tornam a recepção mais robusta à interferência co-canal e ao ruído.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens subsequentes, acerca da classificação dos sistemas de comunicação e das técnicas de multiplexação e múltiplo acesso.

O multiplex TDM de primeira ordem da hierarquia PDH, denominado E1, multiplexa 32 canais de 64 kbps. Originalmente, 30 desses canais eram empregados para transportar voz amostrada à taxa de 8 kHz e codificada em 8 bits por amostra; um canal era usado para sincronismo e outro canal, para sinalização. O fluxo de bits E1 é, atualmente, estruturado em quadros com 32 janelas (ou slots) de tempo, sendo que a duração de uma janela é de 8 bits por 64 kbps, ou seja, de 1/8 ms, e a duração de um quadro é igual a 32 vezes esse valor.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens que se seguem a respeito de técnicas de transmissão avançadas, que são empregadas em sistemas modernos de comunicação para minimizar problemas encontrados no canal sem fio.

Em sistemas de banda larga sem fio, pode ser utilizado o esquema TDD (time division duplexing) em vez do FDD (frequency division duplexing) empregado nos sistemas de comunicações móveis de primeira e segunda geração. Entre as vantagens do TDD, destaca-se a flexibilidade de alocação de recursos para tráfego assimétrico; no entanto, há, como desvantagem, a necessidade de sincronização entre células vizinhas de um mesmo sistema.

🧠 Mapa Mental