Entrar

Questões de Concurso: Modulação analógica e digital

Confira aqui questões de Modulação analógica e digital para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Para a transmissão digital de um sinal analógico, é necessário digitalizá-lo, tipicamente por meio do esquema PCM (pulse-code modulation). A respeito desse esquema de digitalização, julgue os itens subsequentes.

No esquema PCM, é necessário utilizar-se um filtro anti-aliasing, após a amostragem, a fim de se minimizar o efeito do dobramento do espectral resultante da amostragem.

🧠 Mapa Mental

O sinal resultante de uma modulação QAM que gera um símbolo a cada 20 ?s e passa por um fi ltro de transmissão do tipo passa-banda cosseno, levantado com fator de filtragem (roll-off) igual a 50%, ocupará um espectro em frequência cuja largura em Hertz será

🧠 Mapa Mental

A transmissão de sinais digitais oferece diversas vantagens em relação à transmissão de sinais analógicos. Entretanto, grande parte dos sinais de interesse, como áudio, imagens e vídeo são intrinsecamente analógicos e devem ser digitalizados no transmissor e reconstruídos no receptor. A respeito da digitalização de sinais, julgue os itens subsequentes.

A digitalização por meio do método DPCM (differential pulse code modulation) é menos complexa que a realizada pelo método PCM (pulse code modulation), mas apresenta desvantagem com relação ao desempenho, pois contribui para o aumento do nível do ruído de quantização.

🧠 Mapa Mental

Julgue os próximos itens, relativos à transmissão digital de informação.

Sinais podem ser classificados como de tempo contínuo ou de tempo discreto. Um sinal digital modulado FSK (frequency shift keying) é um exemplo de sinal de tempo discreto.

🧠 Mapa Mental
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os seguintes itens. Uma maneira de aumentar a robustez de um sistema de comunicação digital é pelo uso de técnicas de espalhamento espectral, que podem ser divididas em dois grandes grupos: DS (direct sequence), usada em redes Wi-Fi, padrão IEEE 802.11a; e FH (frequency hopping), usada no sistema LTE. No método DS, o espectro do sinal é espalhado de um fator igual à relação entre a taxa de bits e a taxa de chips; no outro método, o espalhamento é comparativamente menor, pois os saltos em frequência não fazem uso de sequências pseudoaleatórias.
🧠 Mapa Mental

Quanto às técnicas de modulação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os itens que se seguem.

O esquema de modulação PSK com M níveis (M-PSK) consiste em uma técnica de modulação em amplitude.

🧠 Mapa Mental
Um sistema PCM adaptativo, para codificação de voz, o sinal de voz de entrada é amostrado a 8 kHz. Cada amostra é representada por 8 bits. O tamanho do passo do quantizador é recalculado a cada 4 ms e é codificado para transmissão usando 6 bits. A taxa de bits de transmissão efetiva desse codificador de voz é de:
🧠 Mapa Mental

Deseja-se modular um sinal analógico utilizando uma modulação digital. Antes, porém, que a modulação possa ser realizada, o referido sinal deverá passar, obrigatoriamente, por um processo para adaptá-lo a um sistema de transmissão digital. Essa adaptação pode ser realizada por

🧠 Mapa Mental

Para a radiodifusão comercial em FM (88MHz - 108MHz) é estipulada para cada emissora uma largura de faixa de 180kHz e uma banda de guarda de 10kHz em cada lado da faixa, a fim de evitar interferência entre as emissoras. Nesse caso, o número máximo de emissoras que poderia ocupar o espectro de FM comercial em uma única região é:

🧠 Mapa Mental