Entrar

Questões de Concurso: Metodologia Científica na Investigação Clínica

Confira aqui questões de Metodologia Científica na Investigação Clínica para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre o método de ELISA, assinale a afirmativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental
Acerca de técnicas cromatográficas, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental
Sobre a coleta de amostras de fezes para o exame parasitológico, é CORRETO afirmar que:
🧠 Mapa Mental
O teste oral de tolerância à glicose
🧠 Mapa Mental
No que tange aos tipos de amostras de urina, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Nos métodos de coloração de esfregaço em parasitologia, são reagentes utilizados na coloração pela hematoxilina férrica, segundo Heidenhain, modificada por Burrows, EXCETO:
🧠 Mapa Mental
Dos exames sorológicos utilizados para verificação da presença de sangue humano, um dos mais utilizados é o teste de inibição da antiglobulina humana (Teste de Vacher-Sutton), o qual demonstra a presença de globulina humana na amostra. ?A globulina humana presente na amostra ___________ a atividade do soro antiglobulina humana (soro de Coombs), o qual ___________ a capacidade de aglutinar células vermelhas sensibilizadas por anticorpos Rh. Na reação, hemácias Rh positivo revestidas com anticorpos, como ____________ são aglutinadas por anticorpo ______________, o qual une moléculas de anticorpo às células vermelhas vizinhas.? Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as quatro lacunas do texto acima:
🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto a seguir.

O método de Takayama é um exame realizado em amostra de sangue que se baseia na análise da formação ou não de cristais de ____________:

🧠 Mapa Mental

Um perito criminal recebeu para análise, no laboratório em que trabalha, uma seringa contendo resquícios de uma substância branca que se suspeitava fosse cocaína e uma blusa. A seringa havia sido encontrada ao lado do corpo de uma mulher de aproximadamente vinte anos de idade que fora atingida por um projétil na região torácica, a quem pertencia a blusa recebida no laboratório. O perito recortou o tecido próximo à região atingida pela bala, para a análise de resíduos do disparo, e separou uma alíquota da substância branca. No laboratório de criminalística há dois equipamentos que podem auxiliar a investigação: um cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE) com detector de ultravioleta-visível (UV/Vis) e um espectrofotômetro de absorção atômica de chama (EAA).

A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Analise as alternativas abaixo e, ao final, responda o que se pede:

I - A técnica que utiliza cloreto de sódio (NaCl) é conhecida como método de Willis e é indicada para pesquisa de ovos leves como dos parasitas Ancylostoma duodenale e do Necator americanus.

II - O processo de concentração das formas parasitárias nos métodos de Baerman-Morais e de Rugai consiste na migração ativa das larvas. Para a execução destas técnicas, são aceitáveis amostras diarreicas, frescas, formadas ou pastosas.

III - Uma forma de diferenciar a Taenia solium da Taenia saginata é pela diferenciação das proglotes grávidas. No primeiro caso, as proglotes apresentam ramificação uterinas pouco numerosas e dendríticas. No segundo caso, as proglotes apresentam muitas ramificações uterinas e dicotômicas.

 Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental