Entrar

Questões de Concurso: Linux

Confira aqui questões de Linux para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Julgue o próximo item, a respeito do Windows Server 2016 e do RedHat Enterprise Linux 7.

Na situação em que vários aplicativos desenvolvidos e baseados em microsserviços com abordagem de containers devem ser disponibilizados aos usuários de uma organização, é correto instalar e configurar a OpenShift Container Platform, que é a solução de gerenciamento de containers da RedHat, pois não há solução da Microsoft que oferte serviços de Kubernetes para disponibilização desses aplicativos.

🧠 Mapa Mental

Considere a configuração de LVM no Linux Red Hat com volumes físicos e grupo de volumes já criados. O comando exemplo abaixo é usado para criar um volume lógico denominado new_logical_volume a partir do grupo de volumes designado new_vol_group:

lvcreate -L2G -n new_logical_volume new_vol_group

Este exemplo cria um volume lógico que usa 2GB do grupo de volumes e:

🧠 Mapa Mental

Julgue o próximo item, a respeito do Windows Server 2016 e do RedHat Enterprise Linux 7.

Considere que se deseje implementar uma camada extra de segurança no servidor instalado com RedHat 7, para que determinados recursos do sistema operacional sejam permitidos por meio de políticas de segurança. Nesse caso, é correto instalar e configurar o SELinux, de modo que seja possível definir controles de acesso estabelecidos em políticas de segurança, criando-se, assim, um conjunto de regras que estabelecem para o SELinux o que pode e o que não pode ser acessado.

🧠 Mapa Mental
O sistema operacional Linux fornece uma opção de transferência de arquivos por meio do protocolo SSH. Considerando a porta padrão do SSH, para transferir o arquivo “todo.txt” que está no computador com IP 10.1.172.45 para o computador com o IP 10.2.45.200, deve-se executar a linha de comando:
🧠 Mapa Mental
Em distribuições Linux, a tarefa de adicionar e remover usuários constitui um conhecimento administrativo essencial, considerando que - para bem gerenciar os serviços de rede e configurar as contas corretamente - os administradores precisam ter um entendimento completo do sistema. Neste contexto, um arquivo contém a lista de usuários reconhecidos pelo Linux, para determinar o UID do usuário e para verificar a sua senha em um momento de consulta e autenticação. Esse arquivo é conhecido por
🧠 Mapa Mental

Em um computador com o sistema operacional Linux CentOS versão 7, executou-se o comando

ip a

e a seguinte saída (parcial) foi obtida, na qual trechos suprimidos estão indicados por (...):

1: 1o: (...) mtu 65536 (...) state

UNKNOWN qlen 1

(...)

inet 127.0.0.1/8 scope host lo

(...)

inet6 ::1/128 scope host

(...)

2: enp0s3: (...) mtu 1500 (...) state UP

qlen 1000

(...)

inet 192.168.1.134/24 (...) scope

global dynamic enp0s3

(...)

inet6 fe80::2f1:c70c:b66b:a93/64

scope link

(...)

De acordo com a saída apresentada, a máscara de sub-rede configurada para a interface de rede do computador, para o protocolo IPv4, é:

🧠 Mapa Mental

Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux e da interoperabilidade entre esses sistemas, julgue o item que se segue.

O WSL (subsistema Windows para Linux), em sua última versão, viabiliza a chamada de binários do Windows no console do Linux e a chamada de binários do Linux no console do Windows.

🧠 Mapa Mental