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Questões de Concurso: Linguagem e Fala

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O Desvio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A gravidade do DF não influencia na inteligibilidade da fala da criança. ( ) A avaliação da fonologia é composta de três provas: nomeação de figuras, imitação de palavras e fala espontânea. ( ) O melhor método de avaliação é através da coleta de amostras de fala espontânea, uma vez que é possível analisar a fala encadeada e controlar o material de fala. ( ) A prova de imitação de palavras torna possível verificar a capacidade da criança de perceber a produção-alvo do som e produzi-lo, corretamente, diante do modelo do avaliador.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
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Em relação às Articulações Compensatórias (AC), associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna: 1- Fricativa faríngea 2- Fricativa nasal posterior 3- Fricativa velar
Segunda coluna: ( ) É produzida pela fricção decorrente da aproximação do dorso da língua e do palato mole. São percebidas como /k/ e /g/ distorcidos, pois ocorre perda da qualidade da oclusão. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas e às africadas. Nessa produção, o dorso da língua se volta para a parede posterior da faringe gerando fricção, que ocorre abaixo da válvula velofaríngea, prejudicando a movimentação das estruturas envolvidas no mecanismo velofaríngeo. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas, quando o palato mole se aproxima da parede posterior da faringe. Em alguns casos, a fricção é gerada na região velofaríngea e, em outros, a língua se eleva e posterioriza, indicando a participação lingual para compensar a disfunção velofaríngea.
Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas:
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Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?
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Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios da fala e da linguagem são doenças prevalentes na infância, passíveis de prevenção e tratamento quando diagnosticados precocemente.

II. O campo de ação da fonoaudiologia limita-se ao desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças até os 5 anos de idade.

Marque a alternativa CORRETA:

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Analise as afirmativas a seguir:

I. A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana escrita, apenas.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática, em crianças e adolescentes, são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral, as deficiências auditivas e outras.

Marque a alternativa CORRETA:

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Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
As alterações estruturais características do caso mencionado justificam dificuldades de produção dos fonemas linguodentais e linguoalveolares, em razão da hipotonia do músculo genioglosso.
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Analise as afirmativas a seguir: I. O desenvolvimento correto da fala e da linguagem não possui relação com a capacidade de leitura, pois o desenvolvimento da linguagem escrita é independente da linguagem oral adquirida previamente. II. O fonoaudiólogo é o profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração, a circulação sanguínea e a comunicação entre os neurônios, e até mesmo da cirurgia cardiovascular. Marque a alternativa CORRETA:
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Analise as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis mais prevalentes, manifestando-se como um atraso ou um desenvolvimento atípico, envolvendo componentes funcionais da audição, fala, linguagem, visão, paladar, olfato e tato em níveis variados de gravidade. II. A comunicação é um meio pelo qual o indivíduo recebe e expressa a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração na comunidade. Portanto, os distúrbios da comunicação sempre facilitam a vida social da criança, contribuindo para o seu sucesso acadêmico e ocupacional, sendo reconhecidos como importantes questões de saúde pública. Marque a alternativa CORRETA:
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Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.
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