Entrar

Questões de Concurso: Java

Confira aqui questões de Java para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Em relação ao Java 8, é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
Na programação orientada a objetos, a herança é uma técnica de abstração que permite categorizar as classes de objetos sob certos critérios, especificando-se as características dessas classes. As classes que são vinculadas por meio de relacionamentos de herança formam uma hierarquia de herança. Na linguagem de programação Java, o relacionamento de herança é definido pela palavra-chave
🧠 Mapa Mental

Sejam as seguintes classes Java:
public class Teste {
private int x;

public Teste() {
x=10;
}
public Teste(int c,int d) {
x=c+d;
}
public int getX() {
return x;
}
public void m1(int a) {
int p;

try {
p=x%a;
if(p<4)
throw new Exc01();
}
catch(Exc01 e) {
x+=5;
return;
}
catch(Exception e) {
x+=7;
return;
}
finally {
x+=9;
}
return;
}
}
public class Q01 {
public static void main(String[] args){
Teste t=new Teste(1,2);
t.m1 (5);
System.out.println(t.getX());
}
}
O que será exibido no console quando da execução da função main() acima?

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

1 class Bicycle {
2 int cadence = 0;
3 int speed = 0;
4 int gear = 1;
5 void changeCadence(int newValue) {
6 cadence = newValue;
7 }
8 void changeGear(int newValue) {
9 gear = newValue;
10 }
11 void speedUp(int increment) {
12 speed = speed + increment;
13 }
14 void applyBrakes(int decrement) {
15 speed = speed - decrement;
16 }
17 void printStates() {
18 System.out.println("cadence: "+cadence+" speed: "+speed+" gear: "+gear);
19 }
20 }
21 class BicycleDemo {
22 public static void main(String[ ] args) {
23 // Cria dois objetos Bicycle diferentes
24 Bicycle bike1 = new Bicycle( );
25 Bicycle bike2 = new Bicycle( );
26 // Invoca os métodos desses objetos
27 bike1.changeCadence(50);
28 bike1.speedUp(10);
29 bike1.changeGear(2);
30 bike1.printStates();
31
32 bike2.changeCadence(50);
33 bike2.speedUp(10);
34 bike2.changeGear(2);
35 bike2.changeCadence(40);
36 bike2.speedUp(10);
37 bike2.changeGear(3);
38 bike2.printStates( );
39 }
40 }

Considerando o código Java acima, julgue os itens a seguir, acerca da programação orientada a objetos.

Os comandos das linhas 24 e 25 implementam uma chamada a construtores ou instâncias. Uma vez que possuem nome distinto do nome da classe, a assinatura de um construtor não deve possuir nenhum tipo de retorno, nem mesmo void.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Acerca da linguagem de programação Java e da programação
orientada a objetos, julgue os itens seguintes.

O sistema de objetos distribuídos RMI (remote method invocation) permite que objetos Java e objetos não Java sejam acessados remotamente como se fossem locais.

🧠 Mapa Mental