Entrar

Questões de Concurso: Interação Medicamentosa

Confira aqui questões de Interação Medicamentosa para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O uso concomitante de vários medicamentos é prática comum no ambiente hospitalar. Em tais casos, a avaliação da farmacoterapia deve ser realizada de maneira cuidadosa pelo farmacêutico, visando à observação de interações medicamentosas potenciais, de modo a evitá-las, e contribuindo para melhores resultados da farmacoterapia e para a redução de reações adversas preveníveis. Assinale a opção que contém uma interação medicamentosa potencial e a orientação que deveria constar no parecer farmacêutico, com o objetivo de evitar a interação ou de monitorar a ocorrência do seu provável resultado.
🧠 Mapa Mental

Segundo alguns autores , interações medicamentosas são “ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos”. Os efeitos resultantes podem ser benéficos, quando melhoram a eficácia terapêutica, por exemplo, ou prejudiciais quando aumentam acentuadamente os efeitos farmacológicos dos princípios ativos ou estes se antagonizam a ponto de anular. Assinale abaixo o exemplo de interação medicamentosa grave e seus correspondentes efeitos.

🧠 Mapa Mental

A um paciente foi prescrito um medicamento anticonvulsivante barbitúrico oral (fenobarbital), devido a problemas de crises convulsivas. Após alguns meses de tratamento, o paciente estava sentindo uma queimação no estômago (azia) e em uma conversa com o seu vizinho contou a ele o que estava sentindo. O vizinho, prontamente lhe indicou um medicamento que era “tiro e queda” e que ele nem precisava consultar o médico, pois ele já tomava o medicamento há algum tempo e nunca teve problemas. O medicamento indicado pelo vizinho era um antiácido, (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio), que o paciente prontamente comprou na farmácia e logo começou a tomar. Após alguns dias de “tratamento com o antiácido” o paciente teve uma crise convulsiva apesar de tomar regularmente o anticonvulsivante. As crises se repetiram por várias vezes nos dias seguintes, devido à associação desses medicamentos pela incompatibilidade:

🧠 Mapa Mental
Os tipos de interações medicamentosas são vários, podendo até causar quadros de intoxicação iatrogênica. Uma interação medicamentosa é:
🧠 Mapa Mental

Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.

A rifampicina é um antimicrobiano tetracíclico que inibe a síntese da parede bacteriana dos patógenos microbianos. Ela apresenta antagonismo farmacológico com a pirazinamida e isoniazida e nunca deve ser utilizada em associação com esses medicamentos para se evitar resistência microbiana.

🧠 Mapa Mental