Entrar

Questões de Concurso: Imunologia

Confira aqui questões de Imunologia para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Uma onça pintada foi capturada e verificou-se que ela apresentava febre e ferimentos em uma das patas traseiras, que estava inchada e com pequenos cortes. Considerando essa situação hipotética, conhecimentos imunológicos e as respostas sistêmicas aos danos e inflamações teciduais, julgue os itens que se seguem.

A inflamação na pata da onça induz o organismo desta a fabricar novas proteínas e, consequentemente, a produzir uma série de respostas imunológicas que ajudam a proteger o corpo como um todo.

🧠 Mapa Mental
A estreptolisina O, produzida por quase todas as cepas de Streptococus pyogenes é uma hemolisina oxigênio-lábil (inativada pelo oxigênio), com potente antigenicidade. O anticorpo formulado contra ela, o antiestreptolisina O, tem se tornado o indicador de infecções estreptocócicas e suas complicações, tais como a febre reumática e a glomerulonefrite aguda. Em relação à pesquisa de antiestreptolisina O (ASLO) em amostras de soro, assinale a alternativa incorreta.
🧠 Mapa Mental
Acerca do sistema imunológico humano, julgue os próximos itens. As doenças autoimunes ocorrem devido a falhas nos mecanismos de autotolerância do sistema imunológico que geralmente atuam para discriminar o que é próprio do que é estranho ao organismo.
🧠 Mapa Mental
A detecção do antígeno diretamente em células ou tecidos, intracelular ou de membrana, utilizando um anticorpo específico marcado com fluorocromo corresponde à técnica de
🧠 Mapa Mental

Os critérios abaixo refletem alterações celulares reativas associadas à inflamação incluído um reparo típico, EXCETO.

🧠 Mapa Mental

As reações imunológicas (antígeno-anticorpo) são a base dos imunoensaios. Os imunoensaios podem ser utilizados para a detecção de antígenos ou de anticorpos de interesse. Para a detecção de um antígeno, o anticorpo correspondente é utilizado como um dos reagentes do ensaio e vice-versa para a detecção de um anticorpo.

 Com relação aos imunoensaios, assinale a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental

Leia o texto abaixo:

Os imunoensaios, utilizados para o diagnóstico sorológico de patologias humanas, têm como base a ligação específica, que ocorre entre antígenos e anticorpos. Partindo desse princípio, foram desenvolvidas diferentes técnicas que buscam identificar um antígeno, um anticorpo ou um analito numa amostra biológica.

Dentre as assertivas abaixo, assinale a CORRETA.

🧠 Mapa Mental
O diagnóstico sorológico das doenças infecciosas é realizado através da pesquisa e dosagem dos anticorpos das classes IgM e IgG, produzidos pelo organismo em resposta a um agente infeccioso. Recentemente, foi desenvolvido um método denominado avidez. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) Em quadros infecciosos com até três a quatro meses de evolução, a IgG apresenta uma baixa avidez, enquanto que, em infecções com mais de quatro meses de evolução, os anticorpos IgG apresentam alta avidez.
( ) A avidez é um ensaio de imunodifusão.
( ) Trata-se de um método capaz de diferenciar infecção recente de infecção passada, com a presença de IgM residual, através da avaliação da capacidade de ligação dos anticorpos IgG.
( ) A avidez, é inversamente proporcional ao tempo de infecção.
🧠 Mapa Mental
A sífilis é doença transmitida pela via sexual (sífilis adquirida) e verticalmente (sífilis congênita) pela placenta da mãe para o feto. O diagnóstico laboratorial da sífilis e a escolha dos exames laboratoriais mais adequados deverão considerar a fase evolutiva da doença. Dessa forma analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A imunofuorescência direta é um exame altamente específico, com sensibilidade maior que 90% e indicado na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária.
II. A prova do VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) pode estar negativa na sífilis primária, apresenta sensibilidade baixa na sífilis secundária e nas formas tardias a sensibilidade é alta.
III. O EIA (imunoensaio enzimático treponêmico) é um teste automatizado e tem demonstrando alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da sífilis.
IV. O Western-blot identifca anticorpos contra imunodeterminantes IgM e IgG de massas moleculares com alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da doença.
V. O teste imunocromatográfico promove a detecção visual e qualitativa de anticorpos (IgG, IgM e IgA) contra um antígeno recombinado de 47-kDa do Treponema pallidum podendo ser usado como critério exclusivo no diagnóstico da infecção pelo Treponema pallidum.
🧠 Mapa Mental