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Questões de Concurso: ITIL

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Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

O gerenciamento da rede de uma organização, envolvendo a geração e análise de logs de acesso, a seleção da tecnologia de chaves criptográficas em WAN, LAN e W-LAN, bem como a instalação e operação de IDS e firewall são mais diretamente associados à área #3 que à área #4.

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A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de
TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados
por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na
figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Um birô de serviços implantado na organização em apreço de forma aderente ao modelo ITIL incorporaria as atividades #9.

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Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

A produção de relatórios contendo indicadores de MTBF de redes WAN deve ocorrer com maior intensidade na área #7 que na área #8.

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Imagem 004.jpg
A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma
proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica
de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada
no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do
diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de
prestação de serviços de TI de uma organização, que também
deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será
mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005
e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL.

A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue
os próximos itens.

O outsourcing das áreas de processos relativas ao elemento #3 da figura II aumentará a necessidade de controles relativos ao desenvolvimento terceirizado de software e sistemas. Assim, a contratante, caso adote um modelo de qualidade embasado no CMMI, deverá desenvolver maior capacidade em seus processos de aquisição e solução técnica de verificação e validação, em detrimento dos processos de gerenciamento de requisitos.

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A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de
TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados
por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na
figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de capacidades implantada na referida organização de forma aderente ao modelo ITIL possivelmente incorporaria as atividades #17.

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Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

A recuperação de custos em decorrência da prestação de serviços de TI é um tema explicitamente definido no modelo ISO 17799 e diretamente relacionado com a área #7 da figura.

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Considerando-se processos, funções de estratégia, desenho,
transição e operações e o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

No gerenciamento das operações, os planos se tornam ações, e o foco está nas atividades diárias e de curto prazo, embora tais atividades sejam realizadas e repetidas em um período de tempo relativamente grande. As atividades são realizadas geralmente por técnicos especializados que recebem treinamento para desempenhar cada uma delas.

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A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de
TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados
por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na
figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de disponibilidade implantada na referida organização de forma aderente ao modelo ITIL possivelmente seria responsável pelas atividades #6, #5 e #7, mas não por #21 e #15.

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