Entrar

Questões de Concurso: História da Arte no Brasil

Confira aqui questões de História da Arte no Brasil para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, foi desencadeada, principalmente, pelo artigo escrito por Monteiro Lobato intitulado "Paranóia ou mistificação?". Nesse texto ele repudia a exposição da artista plástica Anita Malfatti, dizendo haver "...duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em conseqüência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. [...] A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva". Em resposta a esse texto, de que forma revidaram os artistas, chocados pela agressão?

🧠 Mapa Mental

Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. Geralmente são autodidatas e criadores dos recursos técnicos com que trabalham. Os principais representantes deste estilo no Brasil são:

🧠 Mapa Mental

O projeto arquitetônico e o risco da portada da Igreja de São Francisco de Assis, retratada nas figuras acima, são obra de um dos maiores artistas brasileiros, conhecido como:

🧠 Mapa Mental

A pintura de Candido Portinari caracteriza-se por:

🧠 Mapa Mental

A obra mais conhecida de Pedro Américo é "O Grito do Ipiranga", atualmente no Museu Paulista. Graça Proença, em seu livro "História da Arte"(1994), faz a seguinte leitura: "Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a Independência do Brasil. Atrás dele estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil." Conforme a autora, a que estilo pertence esta obra?

🧠 Mapa Mental

A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil. As vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época, pois se encaixava no contexto da República Velha controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite.

Dentre alguns nomes desse novo conceito estético e suas respectivas formas de atuação, destacam-se

🧠 Mapa Mental

Heitor Villa-Lobos participou, apresentando composições musicais de sua autoria, de um movimento que se tornou um dos marcos da história da arte brasileira, a Semana de Arte Moderna, em 1922. Entre os artistas citados a seguir, o que NÃO participou da referida Semana foi:

🧠 Mapa Mental

A Semana de Arte Moderna, também conhecida por Semana de 22, foi um dos principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Com relação a esse movimento, julgue os próximos itens.

As principais características da produção artística realizada no contexto da Semana de 22 foram a renovação da linguagem, a experimentação, a liberdade criadora e a ruptura com o passado.

🧠 Mapa Mental