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Questões de Concurso: História da Arte e Arquitetura

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O arcabouço jurídico vigente no Brasil, ao longo das primeiras décadas de colonização, nos períodos de dominância portuguesa, era estabelecido pelas Ordenações do Reino de Portugal, coletâneas de leis que, tendo assumindo diversas designações ao longo do tempo, como Ordenações Alfonsinas (1480), Ordenações Manuelinas (1520) e Ordenações Filipinas (1603 a 1916), tiveram impacto sobre a estruturação do território brasileiro.

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da evolução urbanística brasileira.

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Considerando a linguagem do projeto arquitetônico e o triângulo vitruviano, como sendo a definição da arquitetura a partir das 3 vertentes - construção; função; e forma -, julgue os itens a seguir.

I O arquiteto espanhol Santiago Calatrava enfatiza a estrutura como linguagem, dando-lhe um caráter escultural. No triângulo vitruviano, o vértice construção soma-se ao vértice forma.

II Oscar Niemeyer esmera-se em contribuir com belos volumes, ou seja, o vértice forma é sempre enfatizado na sua obra.

III A arquitetura hospitalar de João Filgueiras Lima (Lelé) resulta em belas formas que são consequência do bom equacionamento dos fluxos e do correto uso dos espaços. Nesse caso, o vértice função é muito importante.

IV O arquiteto norte-americano Louis Sullivan cunhou, na primeira metade do século 20, a frase: "a função segue a forma", enfatizando dois vértices do triângulo vitruviano.

Estão certos apenas os itens

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Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.

No Brasil, a entidade responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro é o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), criado em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas. Em 1936, o então ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, solicitou a elaboração de um anteprojeto de lei para salvaguarda desses bens a Mario de Andrade. Em seguida, confiou a tarefa de implantar o serviço de patrimônio ao arquiteto Lucio Costa.

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando a arquitetura do séc. XX no Brasil, é correto afirmar:

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A Carta de Veneza, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, estabelece que a Conservação dos Monumentos:
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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando a arquitetura no Brasil, é correto afirmar:

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Acerca da arquitetura moderna e contemporânea, julgue os itens a seguir.

A Casa Core representa um manifesto projetual de Le Corbusier, que, além dos elementos linguísticos como a janela horizontal e a escada, enfatiza os traçados reguladores e a frontalidade da casa, expressa a presença dos elementos construtivos e a importância dos materiais.

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Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.

Entre os teóricos que refletiam sobre a proteção do patrimônio histórico cultural incluem-se Violet-le-duc, John Ruskin e Camillo Boito. O primeiro, arquiteto e teórico, estabeleceu a restauração estilística. O segundo, um crítico inglês, defendeu, distintamente da restauração em grande estilo, a autenticidade histórica. O terceiro propôs a coexistência de vários estilos presentes nos monumentos e não a unidade de estilos, diferenciando claramente o antigo do moderno.

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Com o surgimento do paradigma do desenvolvimento sustentável, as teorias urbanísticas ganharam novos desafios. Em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, a questão do planejamento urbano sustentável apresenta, ainda, desafios relacionados ao processo de produção e apropriação do espaço urbano. Acerca dos princípios de sustentabilidade para o espaço urbano, julgue os próximos itens.

Do ponto de vista operacional, o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental podem ser entendidos como processos de mudança social e elevação das oportunidades da sociedade, compatibilizando, no tempo e no espaço, o crescimento e a eficiência econômicos, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, partindo de um claro compromisso com o futuro e da solidariedade entre gerações.

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Ao longo do tempo, várias visões de arquitetura e enfoques sobre métodos de projetos e desenho urbano foram desenvolvidos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Atualmente, o ensino de projeto busca uma metodologia mais transparente, ou seja, o professor não tenta impor um único estilo universal ao aluno, mas mostra vários enfoques arquitetônicos. Volta-se a questionar a importância da história, a influência cultural, resgatando os valores do lugar.

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