Entrar

Questões de Concurso: História da Arte e Arquitetura

Confira aqui questões de História da Arte e Arquitetura para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.

Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

🧠 Mapa Mental
Entre os projetos de Lucio Costa, inclui-se
🧠 Mapa Mental

A História permite o entendimento das razões que levaram o homem a adotar determinadas práticas. As intervenções humanas no meio em que vivem podem ser observadas desde a era paleolítica. A esse respeito, relacione as características do paisagismo aos locais em que foram praticadas.

1. Jardins mais voltado para as construções e percursos públicos, sem uso de simetria, onde se cultivavam, além de flores, legumes e trigo.

2. Grande número de estátuas, água e vegetação controladas e implantadas de forma planejada, representando a sabedoria humana e as possibilidades de domínio sobre a natureza por uma sociedade cada vez mais antropocêntrica.

3. Jardins como uma identificação do paraíso, emprego da cerâmica e do azulejo e utilização de plantas que produziam um colorido e aromas agradáveis, como alfazema, roseiras, e jasmins.

( ) Espanha no período da invasão moura.

( ) Grécia Antiga.

( ) Roma no período imperial.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Na década de 90, uma Rocinha, localizada na Av. Almirante Barroso, desabou em função do seu precário estado de conservação, restando algumas partes de paredes, ou seja, o prédio ficou totalmente arruinado. Considerando nesta situação, a teoria do Restauro Crítico, é correto afirmar que:

🧠 Mapa Mental
No concurso para o Plano Piloto de Brasília, o desenho do arruamento proposto na maioria dos projetos dos concorrentes foi a solução em malha ortogonal. Uma das exceções foi a da cidade autossuficiente nuclear, que se multiplica em sequência, que foi apresentada pelos concorrentes:
🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Belém do Pará possui um grande acervo de prédios representativos do Movimento Eclético fruto, em grande parte, da época do apogeu da borracha, situados no centro histórico da cidade. Um desses prédios, em maio de 2004, sofreu um abalo estrutural fazendo com que entorno de 30% do seu espaço físico desmoronasse. Considerando a concepção do projeto de restauração e que a intervenção deve seguir a linha do Restauro Estilístico, é correto afirmar que a área afetada deve ser:

🧠 Mapa Mental
Assinale a opção correta acerca dos fundamentos em arquitetura e urbanismo.
🧠 Mapa Mental
No mesmo ano de 1921, quando um novo movimento ganhava adeptos entre os arquitetos de mais evidência no Brasil , a Revista ?Fon-Fon? consignava a índole do ?Movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais (...), de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas?. Trata-se do Movimento:
🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando que a Carta de Restauro de Atenas, e a Carta de Veneza abordam o conceito de monumento histórico, e que existe uma evolução deste conceito em relação ao patrimônio histórico, é correto afirmar:

🧠 Mapa Mental

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir.

Oscar Niemeyer, ao afirmar que “quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa”, confere mais importância ao elemento venustas.

🧠 Mapa Mental