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Questões de Concurso: História Geral

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“Em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações. (...) Não se trata de cuidar do corpo, em massa, grosso modo, como se fosse uma unidade indissociável mas de trabalhá-lo detalhadamente; de exercer sobre ele uma coerção sem folga, de mantê-lo ao nível mesmo da mecânica - movimentos, gestos, atitude, rapidez. (...) Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade. (FOUCAULT, 1987, p. 126).
O texto acima possibilita algumas reflexões sobre o pensamento de Michel Foucault:
I- As relações de poder e o conceito de disciplina são aspectos da análise de Michel Foucault que enriqueceram o conhecimento histórico ao destacar o poder como algo que ultrapassa o governo e se encontra em todas as relações humanas. II- O conceito de disciplina pode ser utilizado apenas nos estudos sobre a história das prisões e se trata de um tipo específico de poder que age apenas sobre os corpos dos presos. III- Os escritos de Foucault estão voltados ao conceito de disciplina como um tipo de poder que assujeita os corpos e fez parte dos seus estudos sobre a história das prisões, da medicina e da sexualidade.
É CORRETO o que se apresenta em:
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Analise as afirmativas a seguir:

I. O senado romano é a mais remota assembleia política da Roma Antiga, com origem nos “conselhos de anciãos” da Antiguidade oriental. Na antiga república romana, os senadores eram responsáveis pela elaboração das leis e pelas decisões acerca da política interna e externa. A política era um aspecto importante da civilização romana e refletia a preocupação por manter um tipo de ordem social entre os governantes daquele povo.

II. A pintura e a escultura, no Egito Antigo, obedeciam a modelos rígidos de representação da figura humana. Nos seus desenhos e entalhes em pedra, a forma humana era proibida de ser representada em visão frontal do olho e dos ombros, ou mesmo em perfil de cabeça, braços e pernas.

Marque a alternativa CORRETA:

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“Sujeito por mais de meio século à jurisdição do bispado de Funchal, contando, nos subsequentes cem anos, com um único bispado - o da Bahia, - o Brasil colônia teria nos jesuítas os primeiros organizadores do seu catolicismo. A instituição do Padroado, anterior à descoberta, fazia da Coroa Portuguesa o patrono das missões católicas e instituições eclesiásticas na África, Ásia e, depois, no Brasil.”

(Souza, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz; feitiçarias e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo; Companhia das Letras, 1986)

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas proposições abaixo. Depois marque a alternativa com a sequência CORRETA.

I- Tratava-se de um instrumento jurídico tipicamente medieval, que possibilitava um domínio direto da coroa nos negócios religiosos.

II- Conjunto de privilégios concedidos pela Santa Sé aos reis de Portugal e Espanha.

III- Os aspectos religiosos não eram afetados.

IV- A união indissociável entre Igreja Católica e o Estado português marcou a ação colonizatória.

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Sobre a relação entre História e memória, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) História e memória nascem de uma mesma preocupação e partilham o mesmo objeto: a compreensão da história do futuro. ( ) A História é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício que tenta responder a questões suscitadas pela memória e a História nasce desta ao colocar o passado à distância, ao considerá-lo como um passado em si. ( ) A História nasce da memória, uma das suas dimensões, e posteriormente adota uma postura autorreflexiva, transformando a memória num dos seus objetos. ( ) A memória é eminentemente objetiva, pois fica ancorada aos fatos a que assistimos, dos quais fomos testemunhas, ou mesmo atores, e às impressões que deixaram no nosso espírito. Portanto, a memória é quantitativa, singular e pouco preocupada com comparações, contextualizações e generalizações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Em relação ao período compreendido entre 1957 e 1967, especialmente no que tange às disputas travadas entre Estados Unidos e União Soviética, assinale a alternativa INCORRETA.
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A respeito da Dinastia Ming (China, 1368-1644), assinale a alternativa correta.
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De acordo com a perspectiva Marxista, na antiguidade, o modo de produção foi denominado de asiático. Assinale a alternativa CORRETA sobre as relações sociais de produção no Egito Antigo.
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Novembro de 2019 marca a passagem dos 30 anos da queda do Muro de Berlim, que durante 28 anos separou a histórica capital germânica em duas até a reunificação da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e da Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) em um só país. O muro ficou conhecido como:
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Os historiadores têm como ofício a análise de seu tempo e de outros tempos. A respeito da história do tempo presente destaca-se a subjetividade do historiador, que não conta com a distância do tempo para o seu dever profissional. Qual das alternativas abaixo NÃO expressa uma atitude que o historiador do presente deve ter?
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Analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. II. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo “Cruzada” foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.
Marque a alternativa CORRETA:
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