Entrar

Questões de Concurso: Gestão de Projetos

Confira aqui questões de Gestão de Projetos para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.
No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos.
No plano de projeto, também denominado de escopo, o trabalho a ser executado é estabelecido, bem como as atividades são detalhadas e os recursos necessários para a execução da proposta são definidos.
🧠 Mapa Mental
Os Pontos de Cultura são unidades de produção, recepção e disseminação cultural em comunidades que se encontram à margem dos circuitos culturais e artísticos convencionais, e que desenvolvem ações de impacto sociocultural. Considerando os aspectos fundamentais dos Pontos de Cultura, analise os seguintes itens:

I. fortalecimento científico;
II. monitoramento da cultura;
III. transversalidade da cultura;
IV. gestão compartilhada.

Corresponde a aspecto fundamental dos Pontos de Cultura somente o que consta em 
🧠 Mapa Mental
Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I 
1. Projetos de intervenção
2. Projetos de pesquisa
3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)
4. Projetos de ensino
5. Projetos de trabalho

COLUNA II
( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”.
( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.
( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.
( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.
( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Um Auditor Fiscal estava trabalhando no processo Estimar Custos em um projeto com base nas melhores práticas do PM BOK 5ª edição. Era necessário fazer a estimativa de um grande pacote de trabalho que envolvia créditos tributários. Para isso, o Auditor utilizou um método que usa uma relação estatística entre dados históricos relevantes e outras variáveis, para calcular a estimativa de custos para o pacote, conseguindo produzir altos níveis de precisão dependendo da sofisticação e dos dados básicos colocados no modelo. O método utilizado pelo Auditor denomina-se
🧠 Mapa Mental

No desenvolvimento de um produto, verificou-se que não havia identificação de precedência entre algumas atividades antes do início das execuções.


De acordo com o PMBOK, a representação das relações lógicas entre as atividades do projeto é obtida com

🧠 Mapa Mental

O PMBOK consiste em uma das principais publicações do Project Management Institute, que, por seu turno, é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo difundir a gestão de projetos em todo o mundo. De acordo com os conceitos contidos no PMBOK,

🧠 Mapa Mental