Entrar

Questões de Concurso: Gestão da Qualidade

Confira aqui questões de Gestão da Qualidade para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Índices representam o padrão de medida dos indicadores, que possuem a desvantagem de não permitir o estabelecimento de metas e critérios de acompanhamento. Deve-se, sempre que possível, usar valores relativos, como, por exemplo, satisfação de clientes (número de reclamações / número de clientes) e produtividade.

🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Ishikawa (ou Espinha-de-Peixe) tem como finalidade ocultar e indeterminar as causas possíveis de um problema específico.

II. No contexto do gerenciamento da qualidade, ferramentas como fluxogramas e listas de verificação devem ser usadas para elevar a variabilidade de processos de trabalho, reduzindo assim a padronização dos resultados.

III. A folha de verificação é um diagrama bifurcado onde são inseridos os dados relacionados às causas de um problema ou ao progresso de um processo.Ela também é conhecida como mapa do processo.

Marque a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental

Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Enquanto indicadores estratégicos informam o quanto a organização se encontra na consecução de sua visão, os indicadores de produtividade medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos (eficiência).

🧠 Mapa Mental
William E. Deming foi um Guru da Qualidade americano, enviado ao Japão pelas Forças Aliadas após a Segunda Guerra Mundial, para ensinar técnicas estatísticas aos industriais japoneses. Uma de suas maiores contribuições são os 14 princípios para a gestão da qualidade. Um dos princípios de Deming para a qualidade é
🧠 Mapa Mental
O custo da qualidade inclui todos os custos feitos na busca da qualidade, dividindo-se em custos de prevenção, de avaliação e de falha, interna e externa. Entre os custos de prevenção está o das atividades de
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas a seguir:

I. O fluxograma é uma ilustração hierarquizada de todas as etapas de um processo. Nele, são utilizados símbolos pouco compreensíveis para conotar os diferentes tipos de operações em um processo.

II. O brainstormig é uma técnica de desenvolvimento de um gráfico representativo da variação de resultados de um processo e do risco de uma meta ser, ou não, atingida.

III. O benchmarking é caracterizado como um processo conduzido por uma organização para a redução do tempo médio de espera para a reposição de um material no almoxarifado.

Marque a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental

A empresa XYZ deseja implantar um sistema de gestão de qualidade (SGQ), baseado na Norma ISO 9001:2000. Para isso, criou um manual de qualidade que contém:

I - o alcance do sistema do SGQ, com uma lista das exclusões ao SGQ, mas não as justifi cativas dessas exclusões;

II - as referências a todos os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, mas não os procedimentos propriamente ditos;

III - uma descrição da interação entre os processos do SGQ.

A respeito dessas informações especificamente, o manual está em conformidade com a Norma?

🧠 Mapa Mental
Entre os principais teóricos que contribuiriam para a formação e desenvolvimento dos conceitos de Gestão da Qualidade, destaca-se, como um dos precursores, William Edwards Deming. Entre os preceitos sustentados pelo citado estudioso, insere(m)-se o(s) seguinte(s):
I. necessidade de inspeção em massa para assegurar a qualidade dos produtos. II. importância de desenvolver um único fornecedor para cada item, em relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e na confiança. III. eliminação de slogans, exortações e metas que exijam nível zero de falhas. IV. adoção de administração por processo, por meio do exemplo dos líderes.
Está correto o que se afirma APENAS em
🧠 Mapa Mental
Uma das principais preocupações do gestor de um órgão público era promover a melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão-usuário: sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo:
🧠 Mapa Mental