Entrar

Questões de Concurso: Fundamentos da Educação

Confira aqui questões de Fundamentos da Educação para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.

1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.

2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.

3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.

4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.

5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos indispensáveis ao ensino por competências.

Estão corretas:

🧠 Mapa Mental
Mesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
Em relação à adolescência, suas características e contextos culturais, julgue os itens seguintes. A fase da adolescência é marcada pelas transformações biológicas e, nos tempos modernos, tem-se destacado, também, como uma das características marcantes, a atenção que o adolescente tem dado a si mesmo. Diante dessa nova construção, o modo de vestir e a imagem corporal ganham destaque e ao mesmo tempo funcionam como elementos aglutinadores ou excludentes, demarcando os grupos sociais.
🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:

1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.

2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".

3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.

4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.

São corretas as afirmativas:

🧠 Mapa Mental

Ao refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que

🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa correta em relação à função da escola:

🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:

1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.

2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.

3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.

O correto está em:

🧠 Mapa Mental
As mudanças que vêm ocorrendo nos modos de viver, conviver, trabalhar e aprender na Sociedade da Informação têm um grande impacto sobre a Educação. Elas transformaram, drasticamente, o contexto histórico, geográfico, social, cultural, político, econômico e tecnológico em que a Educação acontece. Atualmente não faz mais sentido que a escola continue a transferir informações para os alunos. Eles têm acesso às informações de que precisam, quando precisam delas (just in time) e na dosagem requerida - nem mais, nem menos - (just enough). Além disso, o pensamento pedagógico passou a ver o conhecimento como algo diferente da informação. É correto afirmar que a informação e conhecimento são, respectivamente:
🧠 Mapa Mental

Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação - mesmo a informal - socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea.

🧠 Mapa Mental