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Questões de Concurso: Fonoaudiologia

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O comportamento da deglutição na infância está constantemente se adaptando às mudanças ocorridas com o desenvolvimento. Durante todos os estágios do desenvolvimento da criança algumas funções primárias são mantidas, incluindo a manutenção da via aérea, a passagem de alimentos e líquidos pela faringe, a respiração e a fonação. A identificação de uma criança com risco de problemas de alimentação e deglutição depende da avaliação de um sistema dinâmico, que está continuamente se acomodando ao crescimento e desenvolvimento, enquanto garante a segurança e a eficiência no transporte dos alimentos.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A coordenação da deglutição melhora com a idade, apesar de os mecanismos protetores das vias aéreas estarem inteiramente desenvolvidos desde o nascimento.

( ) A alteração do mecanismo de deglutição não é observada em crianças normais, acontecendo em crianças com doenças agudas e/ou crônicas.

( ) Em algumas crianças a falha no crescimento e o baixo peso são as primeiras manifestações clínicas.

( ) O acúmulo de alimento na cavidade oral, o ritmo adequado de sucção, o refluxo nasal, a tosse durante a alimentação, os engasgos, a cianose, a náusea, a taquipneia, a apneia ou a respiração ruidosa durante a alimentação, bem como o histórico de pneumonias são alguns dos sinais que levam a suspeitar de disfagia.

A sequência correta é

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Sobre o processo neurofisiológico da deglutição, assinale a alternativa INCORRETA.
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Alterações no frênulo lingual podem ocasionar transtornos na fala. A mensuração com paquímetro da abertura máxima da boca sem interferência do apoio da língua (medida 1) e com o ápice da língua tocando a papila incisiva (medida 2) constitui uma das etapas do Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual, descrito no capítulo: “Falar – habilidade que aproxima ou afasta as pessoas”, do “Novo Tratado de Fonoaudiologia”, FILHO, O. L. (2013).

Com base na afirmativa acima, complete as lacunas da frase abaixo.

A regra de três utilizada para o cálculo da proporção entre as medidas 1 e 2 considera o valor de _____ mm dentro da faixa de normalidade na abertura máxima da boca no caso da medida 1 e _____% como sendo sua respectiva porcentagem.

Para se completarem corretamente as lacunas da frase acima, têm de ser usadas, respectivamente, as medidas:

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Um fonoaudiólogo, enquanto assiste os próprios pacientes, deve se preocupar com uma série de condutas básicas para o controle de infecções. Diante do risco biológico, são estabelecidas medidas de precaução-padrão, que devem ser aplicadas no cuidado a todos os pacientes.

No que se refere ao caso e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

As mãos devem ser higienizadas antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas e após a remoção destas, entre os cuidados de um paciente e outro, entre procedimentos com um mesmo paciente, após contato com qualquer fluido corporal, após contato com qualquer artigo ou equipamento contaminado, no início e no final do turno de trabalho.
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As teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. Para a linha construtivista, a linguagem é uma função cognitiva, semiótica, fruto de uma evolução contínua que envolve processos de acomodação e de assimilação.
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A prevenção fonoaudiológica consiste na eliminação dos fatores que influenciam negativamente a aquisição e o desenvolvimento dos aspectos envolvidos na comunicação humana.

A respeito do tema, considere as afirmativas a seguir.

I?A prevenção pode ser classificada emprevenção primária, secundária e terciária.

II ? A prevenção terciária consiste em reverter um quadro clínico alterando ou retardando sua evolução.

III ? A prevenção primária envolve a prevenção de doenças antes que estas ocorram.

Está(ão) correta(s)

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Professores geralmente queixam-se do comportamento inadequado dos alunos, o que leva à utilização excessiva da voz.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os alunos com dislexia e transtorno de hiperatividade, entre outros, devem receber atendimento individualizado e específico do fonoaudiólogo na escola.
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Sobre a atuação do fonoaudiólogo na área educacional, analise as afirmativas abaixo:

I. O profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional deve conhecer as políticas de educação definidas em âmbito federal, estadual e municipal, bem como os programas, projetos e ações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

II. Cabe ao profissional especialista em fonoaudiologia educacional atuar de modo integrado à equipe escolar, a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo de ensino-aprendizagem.

III. Realizar triagem, avaliação e terapias em todos os níveis da fonoaudiologia, evitando o encaminhamento desnecessário para os serviços ambulatoriais.

IV. O fonoaudiólogo educacional não deve participar de Conselhos de Educação nas diferentes esferas governamentais, devendo assumir esse papel a gestão da escola.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

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Criança, de 2 anos de idade, pele e unhas quebradiças, mecha branca no cabelo e heterocromia, chegou ao serviço fonoaudiológico com seus pais. Eles relataram queixas relativas à fala.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Os sinais descritos no caso clínico em questão são característicos de síndrome genética e indicam a necessidade de avaliação audiológica pormenorizada para identificação de possível perda auditiva irreverssível.
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Considere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. É possível que a criança autora da frase apresente processos fonológicos típicos do desenvolvimento na fala.
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