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Questões de Concurso: Fonoaudiologia

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A audiometria e a logoaudiometria são procedimentos que se complementam na avaliação audiológica. Há uma relação direta entre os resultados desses dois exames, o que fornece subsídios ao clínico para confirmar e interpretar esses resultados. Dentre os procedimentos de logoaudiometria, o índice (percentual) de reconhecimento de fala (IRF ou IPRF) é um procedimento que avalia a inteligibilidade da fala. Tendo como base a correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, considere as afirmativas abaixo.

I A melhora do reconhecimento da fala com o aumento da intensidade do estímulo é conhecida como fenômeno de Rollover e é encontrada em perdas sensorioneurais.

 II O IPRF em perdas auditivas condutivas varia de acordo com o grau da perda, podendo ser registrados índices que denotam moderada dificuldade de inteligibilidade (60 a 75%).

III Quando há um desempenho no IPRF incompatível com os resultados da audiometria tonal, suspeita-se de uma alteração retrococlear na audição.

IV O IPRF em perdas auditivas sensorioneurais apresenta uma redução no desempenho do sujeito proporcional ao grau da perda auditiva.

Em relação à correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, estão corretas as afirmativas

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Sobre as estruturas estáticas do sistema estomatognático, assinale a alternativa INCORRETA.
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Um paciente de 70 anos de idade foi encaminhado a um otorrinolaringologista com pedido médico de solicitação de investigação audiológica completa, para esclarecimento de hipótese diagnóstica de schwannoma à direita.

No que concerne ao caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A logoaudiometria estará pior em 60% à direita, assim como a onda III, no potencial evocado auditivo, estará com atraso na respectiva latência absoluta.
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Criança de 3 anos de idade foi levada pela mãe para avaliação audiológica. De acordo com a anamnese, a paciente vem apresentando um quadro de gripe recorrente, agitação e falta de atenção. Segundo a mãe, a criança nunca apresentou alteração auditiva anterior. A meatoscopia demonstra a opacidade da membrana timpânica bilateralmente. Após avaliação audiológica, foi obtido laudo audiológico compatível como perda auditiva do tipo condutiva bilateralmente, de grau leve, com configuração horizontal. Com base nesse caso clínico, os procedimentos utilizados na audiologia pediátrica para avaliação do paciente e realização do diagnóstico audiológico inclui os seguintes recursos:
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Uma jovem, com 20 anos de idade, sofreu acidente automobilístico, que deixou sequelas relacionadas aos aspectos motores da fala, além de afetar a marcha e os movimentos do braço direito.

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.

Essa jovem deverá ser inserida em programa de reabilitação da rede de média complexidade, com o objetivo de que sua saúde seja protegida, prevenindo agravos do seu quadro que determinem o aparecimento de uma deficiência.
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Sobre a inserção de alunos disfágicos e usuários de sonda na escola, é INCORRETO afirmar:
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Um paciente de 70 anos de idade foi encaminhado a um otorrinolaringologista com pedido médico de solicitação de investigação audiológica completa, para esclarecimento de hipótese diagnóstica de schwannoma à direita.

No que concerne ao caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Por ser um procedimento invasivo, devido à colocação de sonda em contato com cerúmen, para a realização da captação das emissões otoacústicas, são necessários o uso de luvas e a esterilização das olivas.
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Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. O trabalho fonoaudiológico no alojamento conjunto tem por objetivo promover a saúde do binômio nos aspectos de alimentação e comunicação e também realizar intervenções que visem proteger, nessa área, a mãe e o recém-nascido.
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A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. Na observação da deglutição, é desnecessário ao fonoaudiólogo avaliar a qualidade vocal do paciente após cada deglutição, pois o objetivo da avaliação é a habilidade de deglutir diferentes consistências de alimentos.
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