Entrar

Questões de Concurso: Fonética e Fonologia

Confira aqui questões de Fonética e Fonologia para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.
Leia, com atenção, o texto a seguir e responda à questão:
Não se meta
O filho adolescente está na cozinha fritando um
ovo quando o pai chega e começa a gritar:
- Cuidado!!! Joga mais óleo!!! Vai grudar no
fundo! Cuidado!!! Vira, vira, anda! O sal!! Não
esquece o sal!!
O rapaz, irritado com os berros, pergunta:
- Por que você está fazendo isso?! Você acha
que eu não sei fritar um ovo?!
E o pai responde:
- É só para você ter uma ideia do que sinto
quando dirijo e você está do meu lado.
(Adaptação de texto da internet. Autor não identificado)
A opção em que todas as palavras têm o mesmo número de sílabas é:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
    Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas.A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.
    A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.
    Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.
(Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com)

Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. (3° parágrafo) 
O conteúdo da frase acima está preservado nesta outra redação, respeitando-se as regras de ortografia e acentuação:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Leia a passagem transcrita do texto.
6. Para os destacados empresários do ramo frigorífico, um belo “mamar na vaca você não quer, né?” é
incontestável. Tenho certeza de que o estimado leitor há de concordar.
7. E os deputados e senadores? E os que infringiram acordos? Para aquele vai um “não é flor que se cheire”.
Ou aquilo está “um quiprocó”, “um perereco” do caramba mesmo. Alguns ministros “aparecem mais que umbigo
de vedete”, mas a real é que deveriam “sair de fininho”.
8. A verdade é que o País está “do jeito que o diabo gosta” e cabe a nós acabar logo com esse “lero-lero” e
“partir pras cabeças”. Afinal, amigo, nossa situação “está mais feia que bater na mãe”.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os aspectos gramaticais exemplificados.
( ) Na estrutura frasal "... cabe a nós..." (§8), o sinal indicativo de crase está ausente. Todavia, esse sinal gráfico deve ser empregado diante de pronomes pessoais.
( ) Em "E os que infringiram acordos?" (§7), a substituição do termo em destaque por "infligiram" não alterará o sentido que se quis dar ao período.
( ) No que tange à hifenização, a palavra composta "lero-lero" (§8) está grafada corretamente, segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
( ) As palavras "incontestável" e "frigorífico" (§6) estão acentuadas obedecendo à mesma regra que determina a acentuação das palavras "empresários" (§6) e "quiprocó" (§7), respectivamente.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões. 
            
         Por que a depressão é mais comum em mulheres? Novo estudo tenta responder     
                                                                                                                              Maria Tereza Santos
01 O sexo feminino possui um risco quase duas vezes maior de desenvolver a depressão.
02 Pois um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, investigou a fundo o cérebro
03 de homens e mulheres para tentar desvendar possíveis mecanismos biológicos por ........ disso.
04 Os pesquisadores recrutaram 115 indivíduos saudáveis (69 mulheres e 46 homens). Eles
05 foram separados em dois grupos: um deveria in ? erir pequenas doses de endotoxinas
06 (substâncias que promovem uma inflamação cerebral controlada), e o outro tomava um
07 placebo.
08 Duas horas depois, todos os participantes executaram uma tarefa que visava testar o
09 sistema de recompensa do cérebro — um conjunto de estruturas que promove a sensação de
10 prazer e que, na depressão, é inibido. Enquanto isso, a massa cinzenta dos voluntários era
11 monitorada por um aparelho de ressonância magnética funcional.
12 Com base nas informações dos exames, os cientistas constataram que, nas mulheres que
13 haviam recebido aquela substância inflamatória, a atividade do tal sistema de recompensa
14 diminuiu, o que não aconteceu com os homens que tomaram as endotoxinas e com todo o
15 grupo placebo.
16 “Isso sugere que mulheres com distúrbios crônicos inflamatórios podem ser
17 particularmente vulneráveis __ desenvolver depressão através da diminuição da sensibilidade
18 __ recompensas”, arremata, em comunicado __ imprensa, a psicóloga Mona Moieni,
19 da Universidade da Califórnia, que liderou a análise.
20 Limitações da investigação
21 Apesar dos resultados serem significativos, é importante analisá-los com cuidado. “Os
22 autores su ? erem que os achados explicariam a maior prevalência da doença em mulheres, mas
23 isso não pode ser concluído através da pesquisa”, comenta o psiquiatra Antonio Egidio Nardi, da
24 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Certamente fatores genéticos e hormonais
25 também devem influir aí”, completa.
26 Um trabalho de 2017 que contou com a participação de Nardi, por exemplo, mostra que
27 o DNA pode estar por ........ dos processos inflamatórios que desencadeariam certos transtornos
28 mentais. Nesse levantamento, os experts avaliaram marcadores genéticos e inflamatórios em
29 pacientes que já haviam tentado o suicídio.
30 “Demonstramos que a carga genética talvez dificulte o bom funcionamento cerebral em
31 situações de estresse, favorecendo a reação inflamatória e agravando o quadro depressivo”,
32 explica o psiquiatra.
33 Por que as mulheres são mais propensas à depressão
34 Segundo Nardi, em geral, esse transtorno surge da interação de fatores genéticos com o
35 estresse. “Depois da primeira crise, parece que a doença segue um curso próprio. Os fatores
36 ambientais e emocionais vão perdendo a capacidade de influir”, complementa o professor.
37 Acontece que a genética e a flutuação hormonal seriam mais preponderantes no
38 desenvolvimento da doença entre o sexo feminino. “Antes da menopausa, a incidência de
39 depressão é pelo menos duas vezes maior nas mulheres. Após a menopausa, é a mesma para
40 os dois sexos”, exemplifica Nardi. Isso indica que os hormônios femininos, que caem em
41 concentração depois dessa fase, têm um papel na depressão.
42 Discussões à parte, fica cada vez mais claro que a depressão não surge apenas por causa
46 de aspectos sociais e psicológicos.
(Fonte: https://saude.abril.com.br – 11 jun 2019 – adaptação)
Quanto à ortografia de determinados vocábulos do texto, analise as afirmações a seguir:
I. Nas linhas 05 e 22, as palavras, corretamente grafadas, devem ter os símbolos substituídos pela letra ‘j’.
II. O vocábulo, corretamente grafado, que completa as lacunas pontilhadas das linhas 03 e 27 é ‘trás’.
III. Em ‘exames’, ‘explicaram ‘e ‘sexo’, a letra ‘x’ representa o mesmo fonema.
Quais estão corretas?
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Texto 04 
Tempo dos Ponteiros 
Uma menina coleciona relógios. 
De papel, de plástico, de louça, de bronze, de madeira. 
Relógios de antes e de agora. Relógios grandes e pequenos. 
Relógios de brincar e de usar. 
De pulso, de bolso, de mesa, de parede.· 
Ela gosta também de recortar relógios das revistas. 
Brinca com os ponteiros. 
Guarda um relógio que foi do bisavô. 
Os ponteiros pararam. 
Não andam mais. 
Ela não conheceu o bisavô. 
A menina conhece o tempo dos ponteiros. 
(PARREIRAS, Ninfa. Poemas do Tempo. São Paulo: Paulinas, 2013, 4.ed.)
Assinale a opção em que a função da linguagem está corretamente relacionada ao verso destacado do poema
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
                               
                        A palavra é o bem mais precioso do trabalho do médico
                                                                                                                                               JJ Camargo
01 Nas visitas aos leitos com estudantesé rotina que se faça um resumo do caso, antes que
02 entremos no quarto, para que os alunos tenham uma noção do que irão encontrar.
03 Era um grupo de oito jovens, _________ de Medicina, e a introdução foi _________:
04 — Vamos agora conhecer o Guilherme, de 57 anos, que tem um câncer avançado de
05 esôfago, que tratou com quimioterapia e radioterapia, com uma resposta pobre, e a doença
06 evoluiu até o surgimento de pelo menos três metástases cerebrais. É um paciente em fase
07 terminal da doença, com um emagrecimento impressionante.
08 Um dos alunos, visivelmente ________, perguntou:
09 — E o coitado ainda está consciente?
10 A confirmação de que sim resultou em três abandonos da visita. Uma doutora justificou:
11 — Eu não saberia o que dizer, muito menos o que perguntar, e eu choro com muita
12 facilidade, o que acho que só iria deprimi-lo mais ainda.
13 Achei que a visita com o grupo rachado não valeria a pena, e voltamos para a sala de
14 reuniões, para uma espécie de pausa emocional, a fim de organizarmos nossas cabeças e
15 nossos sentimentos.
16 Era evidente, pela ansiedade coletiva, que a dificuldade aparentemente intransponível que o
17 grupo _________ era a ausência de palavras adequadas. E a palavra, como se sabe, é o mais
18 precioso instrumento de trabalho do médico, porque é através dela que conquistamos confiança
19 ou plantamos incertezaque somos acolhidos ou _________, que oferecemos parceria ou nos
20 perdemos na ilusão de que o paciente dará __ tecnologia o mesmo valor com que a
21 reverenciamos.
22 Quando a doutora que se confessara chorona relatou duas experiências prévias em que não
23 conseguira sequer que os pacientes fixassem o olho nela, ficou claro que tínhamos de redefinir
24 como a proximidade da morte é vista pelo doente. Porque, se isso for entendido, ficará
25 compreensível a irritação do paciente com o discurso falacioso do médico ao descrever o que
26 será feito para que desfrute um tempo que ele reconhece, pela percepção de sua fraqueza
27 orgânica, como impossível: o futuro.
28 Ser médico nessa hora é entender que o fim da vida é reconhecível com a maior certeza
29 pelo paciente, e tudo o que lhe interessa, nesse estágio, é como manejar o passado com suas
30 sombras e dúvidas, e mentiras e traições, e culpas e remorsos. E o médico que pretenda
31 escalar esse degrau superior da medicina é o que se oferece para ajudá-lo a apaziguar seus
32 demônios, para que ele morra em paz.
33 Quando saía do hospital, dei uma última espiada; a doutora estava sentada na cama do seu
34 Guilherme e lhe segurava uma das mãos. Quando ela comentou que "neste andar, não tem
35 ninguém com netos tão lindos no porta-retratos!", ele sorriu, e ofereceu-lhe __ segunda mão
36 para que ela segurasse. Tomara que ela tenha chorado, porque terá descoberto, bem cedo na
37 vida, o quanto o choro médico é bom de chorar.
                                                            
                                                            Texto adaptado. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br
Sobre o uso de acentuação gráfica em vocábulos do texto, afirma-se que: I. Na linha 12, visando a correção gramatical, ‘deprimi’ deveria ser grafada com acento no segundo ‘i’, assumindo a forma ‘deprimí’. II. Na linha 22, caso a forma verbal ‘confessara’ recebesse acento gráfico na última sílaba, alterar-se-ia o tempo e o modo verbais em que está flexionada. III. Em outro contexto, tanto a palavra ‘médico’ (l. 25) quanto ‘estágio’ (l. 29) podem aparecer sem o acento gráfico, alterando-se, pois, a classe gramatical a que pertencem.
Quais estão corretas?
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Procuram-se especialistas em evitar fraudes
 A recente onda de escândalos de corrupção levou as empresas brasileiras a investir em uma área ainda pouco conhecida no mercado: o compliance. 
O profissional que atua nesse setor é responsável por receber denúncias, combater fraudes, realizar investigações internas e garantir que a companhia cumpra leis, acordos e regulamentos da sua área de atuação. Ele tem o papel importante de auxiliar a empresa a se proteger de eventuais problemas de corrupção. 
“Nos últimos anos, a área de compliance assumiu protagonismo nas empresas. É uma profissão com salários altos já que as pessoas com experiência ainda são escassas no mercado”, diz o advogado Thiago Jabor Pinheiro, 35. 
“Como não existem cursos de graduação específicos de compliance, o estudante que se interesse pela área pode direcionar seu curso para questões de auditoria, prevenção de fraude, direito administrativo e governança corporativa”, diz Pinheiro. 
Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil. “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado. 
Para Caroline Cadorin, diretora de uma consultoria, os candidatos precisam ter jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações. “Estamos falando de profissionais com forte conduta ética, honestidade e que buscam a promoção da transparência. Hoje as empresas estão cientes de seus papéis ativos no combate à corrupção, especialmente aquelas envolvidas em projetos de órgãos públicos. As companhias que mantêm departamentos de compliance são vistas como mais transparentes”, diz Cadorin. 
(Larissa Teixeira. Folha de S.Paulo, 28.09.2017. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a acentuação e a grafia das palavras estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. 
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Leia, atentamente, o texto a seguir e responda à questão:
“O poderoso chefinho”
O chefe de um departamento, sentindo que seus subordinados não 
respeitavam a sua liderança, resolveu colocar uma placa na porta de seu
escritório, onde se lia:
“Aqui quem manda sou eu.”
Após ter voltado de uma reunião, viu o seguinte bilhete junto à placa:
“Sua esposa ligou e pede para que devolva a placa”.
(Adaptação de texto da internet. Autor não identificado)
A separação de sílabas está correta em:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Texto 2
Pesquisadores explicam por que é tão difícil imitar os sons de outra língua Por Rennan A. Julio

 1  Cérebro adapta todo e qualquer som estranho para o seu idioma original.
 2   Estudos tentam entender a origem do sotaque. Em busca de justificativas para a nossa
 3 dificuldade de reproduzir sons de línguas diferentes, pesquisadores fizeram testes com bebês
 4 e adolescentes de todo o mundo.
 5   Há mais de duas décadas, uma equipe da Universidade de Washington tenta entender
 6 como o cérebro humano compreende a linguagem humana. Para isso, analisou bebês do
 7 mundo inteiro durante esse período.
 8   Em um dos testes, a equipe fez com que, aos seis meses de idade, bebês japoneses e
 9 ingleses escutassem sons de ambas as culturas. Até então, as crianças conseguiam
10 reproduzir os “barulhos” característicos às duas nações; só que quando atingiram os dez
11 meses de idade, os mesmos bebês falharam na percepção de sons que não faziam parte de
12 sua cultura. Os japoneses deixaram de reconhecer “r” e “l”, cuja distinção não existe no Japão,
13 mas existe na língua inglesa.
14   Realizado por outra equipe de pesquisadores, um segundo estudo sugere diferente: as
15 pessoas não perdem tão abruptamente essa capacidade de aprender línguas, mas o processo
16 acontece durante a puberdade. Depois de uma série de testes, esses cientistas perceberam
17 uma forte relação entre o aprendizado de uma segunda língua e a época em que isso
18 acontece.
19   Para o especialista Eric Bakovic, existe um movimento para processar esse tipo de
20 informação: “Você aprende uma língua pegando sons e imitando seus pais. Depois, seu
21 cérebro começa a fazer outras coisas, assumindo que já tinha aprendido todos os sons
22 necessários para manter uma relação comunicativa com as pessoas ao seu redor”.
23   Essa biblioteca de sons nos permite fluência com a língua que falamos, mas quando
24 tratamos de sons “externos” ficamos “surdos”, afirma o linguista da Universidade de San
25 Diego.
26   “Quando você escuta um sotaque ou uma língua totalmente diferente, seu cérebro
27 mapeia os sons diretamente para a língua que você fala”, conta Bakovic. Ao invés de
28 pronunciar com precisão, as pessoas acabam juntando as partes “próximas” do que os seus
29 cérebros sabem e reproduzindo dessa maneira.
30   Mas para Joel Goldes, especialista nessa área e atuante em Hollywood, isso pode ser
31 treinado. “Nosso cérebro realmente nos bloqueia de ouvir o que estamos ouvindo. Até que
32 alguém nos ensine a produzir novos sons, nós não os escutamos. É por isso que uma pessoa
33 pode ficar 40 anos em um país diferente sem perder o sotaque”.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/pesquisadores-explicam-por-que-e-tao-dificil-imitar-o-sotaque-de-outra-
lingua.html. [Adaptado]. Acesso em: 10 nov. 2018.
Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As palavras ‘país’ (linha 34) e ‘Japão’ (linha 13) são acentuadas pela mesma regra.
II. As palavras ‘humana’ (linha 7) e ‘escutassem’ (linha 10) possuem mais grafemas do que fonemas.
III. As palavras ‘cérebro’ (linha 1) e ‘próximas’ (linha 29) são acentuadas porque são proparoxítonas.
IV. As palavras ‘pesquisadores’ (linha 4), ‘adolescentes’ (linha 5) e ‘linguagem’ (linha 7) contêm dígrafo.
🧠 Mapa Mental