Entrar

Questões de Concurso: Fisiologia Vegetal

Confira aqui questões de Fisiologia Vegetal para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Julgue os seguintes itens, relativos ao processo de direcionamento e degradação de proteínas em plantas. A indução e síntese de proteínas de choque térmico ou Hsp (heat shock proteins) é um fenômeno comum que permite às plantas se adaptarem a situações de estresse abiótico causadas, por exemplo, por altas temperaturas.
🧠 Mapa Mental
A seca (escassez de água e altas temperaturas) é um dos fatores abióticos que mais afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Com relação a esse assunto e aos mecanismos de adaptação desenvolvidos pelas plantas para sobreviverem aos fatores abióticos, julgue os itens que se seguem. O fator de transcrição DREB (dehydration responsive element binding protein), que está associado à tolerância à seca, atua na base da cascata de eventos moleculares da célula.
🧠 Mapa Mental

Com relação a metabolismo e produção de energia em seres vivos, julgue os itens que se seguem.

Um dos principais mecanismos de produção de energia dos seres vivos é a fotossíntese, que ocorre obrigatoriamente em cloroplastos, mesmo na ausência de oxigênio, como no caso da fotossíntese nas cianobactérias.
🧠 Mapa Mental

Considerando variedade como sendo um grupo de plantas de uma mesma espécie com características distintas, uniformes e estáveis, que as distinguem das demais, julgue os itens subseqüentes.

As variedades sintéticas são sintetizadas a partir de genótipos testados para capacidade de combinação. São, primariamente, utilizadas em espécies autógamas e em espécies de reprodução assexuada, porém nunca em espécies alogamas.

🧠 Mapa Mental
Julgue os próximos itens, referentes à percepção e transdução de sinais em plantas. No que diz respeito à ativação e transdução de sinais, a ausência de receptores específicos que reconheçam padrões moleculares do patógeno é resultado de falhas evolutivas das plantas.
🧠 Mapa Mental