Entrar

Questões de Concurso: Farmacocinética

Confira aqui questões de Farmacocinética para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.

Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.

O captopril, inibidor da enzima conversora de angiotensina, reduz a conversão de angiotensina I em angiotensina II e isto, por sua vez, resulta em vasodilatação arteriolar e redução da resistência vascular periférica; logo, observa-se queda na pressão arterial de pacientes hipertensos.
🧠 Mapa Mental

O conhecimento de todas as etapas pelas quais passa um fármaco no organismo é fundamental para o sucesso terapêutico. A farmacocinética compreende as fases de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Nos idosos, a farmacocinética de fármacos tem aspectos peculiares, resultantes do envelhecimento dos diversos órgãos e sistemas, assim como alterações dos sistemas enzimáticos.

🧠 Mapa Mental

A farmacocinética é um importante ramo da farmacologia que estuda o movimento de um fármaco no organismo. Entre suas diversas variáveis, destacam-se a absorção, a distribuição, biotransformação e e a eliminação dos fármacos. Julgue os itens a seguir, relativos a estas variáveis.

Com relação a algumas características das vias de administração de fármacos, é correto afirmar que a absorção pela via oral é muito rápida; a via intramuscular geralmente é a mais segura; na administração subcutânea, não há absorção do fármaco, o que garante efeito local.

🧠 Mapa Mental

Uma pesquisa demonstrou que a encapsulação da genisteína (Log P 3,0) em nanopartículas lipídicas sólidas formando um sistema aumentou a penetração cutânea dessa substância. As nanopartículas carregadas com o fármaco apresentaram carga superficial positiva (+43 mV) e tamanho médio de 343 nm.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

A encapsulação diminui o coeficiente de partição da molécula (Log P), que, com isso, se torna mais lipofílica e, consequentemente, mais permeável.
🧠 Mapa Mental

A farmacocinética compreende o estudo das etapas que o fármaco percorre no organismo desde a sua administração até a eliminação. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

As reações metabólicas de conjugação do fármaco aumentam-lhe a lipossolubilidade, diminuindo, assim, a sua ação farmacológica e facilitando a sua excreção pelo organismo.

🧠 Mapa Mental

O fármaco X é uma substância de alto índice terapêutico que provoca uma contração máxima do músculo cardíaco, de modo similar à epinefrina.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens de 91 a 94.

Em um sistema que possui receptores de reserva, uma simples interação do fármaco X com seu receptor celular resulta na ativação de vários elementos da resposta celular.
🧠 Mapa Mental

A aplicação dos princípios da farmacocinética e da farmacodinâmica no atendimento ao paciente é fundamental para se obter aumento do benefício terapêutico e redução da toxicidade dos medicamentos. Julgue os itens que se seguem, acerca desses princípios.

O efeito do metabolismo de primeira passagem hepática é um dos responsáveis pela redução da biodisponibilidade de fármacos. Esse efeito pode ser evitado, em grande parte, pelo uso de comprimidos sublinguais

🧠 Mapa Mental

A farmacocinética é um importante ramo da farmacologia que estuda o movimento de um fármaco no organismo. Entre suas diversas variáveis, destacam-se a absorção, a distribuição, biotransformação e e a eliminação dos fármacos. Julgue os itens a seguir, relativos a estas variáveis.

Considerando apenas os fatores físicos que influenciam a absorção, como o fluxo de sangue no local de absorção e a superfície para absorção, é correto afirmar que os fármacos são mais absorvidos no estômago que no intestino.

🧠 Mapa Mental
Com relação a dispositivos destinados à aplicação pulmonar de fármacos e às características dessa via de administração, julgue os itens subsequentes. A solubilidade do princípio ativo determina a extensão de absorção do fármaco na via pulmonar.
🧠 Mapa Mental