Entrar

Questões de Concurso: Execução Fiscal e Processo Tributário

Confira aqui questões de Execução Fiscal e Processo Tributário para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Com relação à execução fiscal, assinale a alternativa incorreta.
🧠 Mapa Mental
João da Silva é autuado após fiscalização e notificado a recolher R$ 1,5 milhão em ISS ao Município “E”. Ainda no prazo para pagamento ou impugnação do lançamento, João transfere todos os seus bens para sua filha. Temendo a impossibilidade prática de vir a satisfazer o crédito tributário, o Município “E” apresenta, por meio de sua Procuradoria, ação cautelar fiscal, requerendo a indisponibilidade dos bens do requerido até o limite do valor devido.
Quanto à situação descrita, é correto afirmar, com base na legislação e jurisprudência, que
🧠 Mapa Mental

Considerando as normas relativas à execução fiscal, assinale a alternativa correta:

🧠 Mapa Mental
Sobre o uso de Mandado de Segurança no processo tributário, é CORRETO afirmar que:
🧠 Mapa Mental
Determina a lei que rege a medida cautelar fiscal que o seu procedimento poderá ser instaurado após a constituição do crédito, inclusive no curso da execução judicial da Dívida Ativa dos entes tributantes e respectivas autarquias. Contudo, o requerimento da medida cautelar independe da prévia constituição do crédito tributário quando o devedor
🧠 Mapa Mental
É correto afirmar sobre a execução fiscal:
🧠 Mapa Mental
No que tange à execução fiscal, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
A decisão judicial que decretar medida cautelar fiscal em desfavor de contribuinte pessoa jurídica
🧠 Mapa Mental
Em 10/4/2014, um contribuinte pagou, à alíquota de 3%, o ISSQN referente à prestação de serviços médicos em determinado município. Posteriormente, verificou que, de acordo com a legislação tributária aplicável, ele deveria ter recolhido o tributo à alíquota de 2% na referida data, razão pela qual solicitou administrativamente, em 10/4/2016, a restituição do valor pago a mais. No entanto, em 2/2/2018, o pedido foi indeferido pela administração. Inconformado, o contribuinte ajuizou ação de repetição de indébito em 10/5/2019.

Nessa situação hipotética, a ação de repetição de indébito deve ser julgada
🧠 Mapa Mental