Entrar

Questões de Concurso: Enfermagem em Urgência e Emergência

Confira aqui questões de Enfermagem em Urgência e Emergência para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Considerando as disposições acerca da organização e do funcionamento dos serviços de urgência e emergência, analise as afirmativas a seguir.

I. O Serviço de Urgência e Emergência deve garantir, conforme o perfil assistencial, o acesso independente para pediatria.

II. A classificação de risco deve considerar o grau de necessidade do paciente, e a ordem de atendimento deve dar-se de acordo com os protocolos clínicos do serviço.

III. O principal critério para determinar um quadro clínico como sendo de ”urgência” é o risco iminente de morte.

Está correto somente o que se afirma em:

🧠 Mapa Mental

Uma pessoa de trinta e cinco anos foi admitida na sala de emergência de um pronto-socorro após sofrer acidente automobilístico que resultou em quadro hemorrágico devido a múltiplas fraturas seguido de choque hipovolêmico. Nesse quadro clínico, de acordo com as prescrições de enfermagem, será necessário monitorar, de hora em hora,

🧠 Mapa Mental

Débito cardíaco reduzido e subsequente perfusão inadequada, resultante de bombeamento cardíaco deficiente. O índice cardíaco diminuído atua como o desenvolvimento principal. Trata-se do choque

🧠 Mapa Mental

Um homem de 38 anos de idade está internado em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido um acidente automobilístico. Apresenta lesão cerebral com escores baixos na escala de coma de Glasgow (menores que 5 nas últimas 48 horas). A pressão intracraniana encontra-se elevada. Os sinais vitais indicam frequência cardíaca de 58 batimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 60 mmHg, respirações rápidas e temperatura corporal de 38 ºC. Existe resposta motora apenas aos estímulos nocivos, do tipo descerebrada. Está sendo mantido com balanço hídrico negativo e sob ventilação mecânica. Tem pele íntegra e mucosas ressecadas.

Considerando a assistência de enfermagem no caso clínico acima descrito, julgue os itens de 103 a 108.

Os sinais vitais obtidos indicam bradicardia, pressão arterial sistólica elevada e hipertermia.
🧠 Mapa Mental

No atendimento às urgências, na avaliação primária, em situações de trauma, os profissionais de saúde devem avaliar a:

A. permeabilidade de via aérea e proteção da coluna cervical;

B. ventilação e respiração;

C. circulação e controle de hemorragias;

D. avaliação neurológica;

E. exposição e prevenção da hipotermia.

A sequência correta de atendimento a uma vítima por queimadura é:

🧠 Mapa Mental

Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Uma dona de casa apresenta queimadura provocada por ferro quente quando passava roupa, com formação de bolhas, eritema e dor na área afetada. A queimadura, nesse caso, é classificada como sendo

🧠 Mapa Mental

A intoxicação por ingestão de materiais tóxicos, inadvertida ou proposital, constitui um risco importante de saúde e uma situação de emergência. É uma das metas do início do tratamento de emergência:

🧠 Mapa Mental
Diante de uma situação em que uma criança (responsiva) apresenta início súbito de grave dificuldade respiratória, sinal de angústia e não consegue tossir ou emitir qualquer som (tosse silenciosa), o profissional de saúde deve:
🧠 Mapa Mental

A paciente M.J.S., 72 anos, foi trazida pelo familiar ao serviço de emergência e informou que havia escorregado da escada. Ao ser avaliada pela enfermeira na unidade de emergência, a paciente apresentava: lucidez, orientada no tempo e espaço, ansiedade, angústia, expressão de medo. Restringiu-se a responder as perguntas com voz baixa e sempre procurando perceber se alguém estava ouvindo. No exame físico havia hematomas e equimoses em membros superiores e inferiores e cicatrizes antigas. No questionamento com o familiar, este informou que ela tinha o hábito de se ferir com objetos, dizendo que os “demônios” a mandavam fazer isso. Entretanto, a enfermeira desconfiou que esta informação não era verdadeira, pois a paciente demonstrava medo e nervosismo na presença do familiar. Este comportamento levou-a a pensar na possibilidade de violência domestica. Procurando explorar melhor a situação, a enfermeira foi conversar com o psicólogo e o plantonista clínico sobre a suspeita de violência familiar os quais decidiram realizar a internação. Após o internamento e sem a presença do familiar, a paciente relatou a técnica de enfermagem que “estava feliz por ficar ali, pois em casa constantemente sofria agressões por parte do familiar X e recebia ameaças”.

Com base nessa nova informação, os procedimentos que a enfermeira da unidade de emergência deve realizar são:

🧠 Mapa Mental