Entrar

Questões de Concurso: Doenças Patologias

Confira aqui questões de Doenças Patologias para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.

II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.

III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.

IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.

V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

🧠 Mapa Mental

Considere os sinais e sintomas de hiperglicemia, a seguir.

I. Polidipsia, poliúria e hálito cetônico.

II. Polaciúria, visão turva e ganho de peso.

III. Desidratação, prostração e fadiga.

IV. Xerostomia, purpura e fadiga.

São sinais e sintomas de hiperglicemia o que se apresenta em:

🧠 Mapa Mental
Acerca de algumas doenças e de cuidados e procedimentos de enfermagem, julgue os itens subsequentes. A síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença que acomete pessoas infectadas por uma bactéria que lesa os linfócitos e as células do sistema imunitário.
🧠 Mapa Mental
O(A) enfermeiro(a) está orientando o paciente com diagnóstico de herpes genital. Qual item será incluído no plano de cuidados para esse paciente?
🧠 Mapa Mental

Considerando-se a relevância do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), tanto por sua prevalência como pelas consequências para o binômio materno-fetal, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Em situações de viabilidade financeira e/ou disponibilidade técnica parcial, todas as gestantes devem realizar a glicemia de jejum no início do pré-natal para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. O ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL.

( ) Recomenda-se o diagnóstico universal, independentemente da ausência ou presença dos indicadores que estejam associados com maior risco de hiperglicemia na gravidez.

( ) Caso o resultado da glicemia de jejum apresente valor normal no primeiro trimestre de gestação, deve-se repetir o exame com 30 semanas de gestação, para que sejam identificados os casos de Diabetes Mellitus Gestacional.

( ) O valor de referência para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, a partir da glicemia de jejum, é de 92 mg/dL, ou seja, independentemente da idade gestacional em que tenha sido realizado o exame, se o resultado foi igual ou acima deste, será confirmado o diagnóstico.

( ) O teste recomendado por apresentar a melhor sensibilidade/especificidade para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional é a glicemia pós-prandial.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

🧠 Mapa Mental
Enquanto realizava o exame físico de um paciente, o enfermeiro observou que ele apresentava ingurgitamento jugular em posição semi-sentada. Esse é um sinal importante, que deve alertar para um possível quadro de:
🧠 Mapa Mental

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

Nesse caso clínico, sangramentos e hemorragias gastrintestinais são complicações potenciais, devendo-se avaliar o paciente criteriosamente, monitorando-se os sinais vitais, as secreções gastrintestinais e os resultados dos valores laboratoriais (hematócrito e hemoglobina).
🧠 Mapa Mental

Uma mulher de 35 anos de idade, submetida a uma cesariana há dois dias, iniciou quadro de dispneia progressiva. Após alguns dias, foi atendida no setor de emergência com quadro de tromboembolismo pulmonar. Queixava-se de dor torácica e dispneia e chegou a apresentar um episódio de síncope. Tem ainda hipoxemia e hipotensão arterial. Iniciou terapia trombolítica.

Considerando a assistência de enfermagem, nesse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

A fisiopatologia da doença é explicada pela interrupção total ou parcial do fluxo sanguíneo para o leito vascular pulmonar, resultando em alterações respiratórias e hemodinâmicas.
🧠 Mapa Mental
Sobre os tipos de diabetes, marque a alternativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental