Entrar

Questões de Concurso: Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Confira aqui questões de Doenças Crônicas Não Transmissíveis para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Na tabela a seguir, relacione as principais complicações da Terapia Renal Substitutiva Contínua descritas na coluna da esquerda, com as medidas preventivas descritas na coluna da direita.

1. Hipotensão
2. Hipotermia
3. Desequilíbrio hidroeletrolítico
4. Desequilíbrio. ácido/básico 
5. Embolia

( ) monitorar os níveis de bicarbonato e os valores da gasometria do sangue arterial.
( ) usar cobertor de aquecimento.
( ) usar dispositivo luer lock nos orifícios dos cateteres.
( ) reduzir a velocidade da bomba de sangue temporariamente.
( ) monitorar níveis de sódio, lactato, potássio e cálcio e repor se necessário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, das complicações indicadas na coluna da direita.
🧠 Mapa Mental
A respeito das DCNT, conforme as Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, pode-se afirmar, EXCETO que
🧠 Mapa Mental
O paciente com diabetes Mellitus pode apresentar sintomas de hipoglicemia. Assinale a alternativa correta, quanto à sintomatologia da hipoglicemia.
🧠 Mapa Mental
A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil. Segundo Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país.
Sobre as doenças crônicas não transmissíveis, analise os itens:
I. Uma doença crônica é caracterizada pelos seguintes elementos: condição não tratada em três meses, não fatal no curto prazo (não emergencial), quando apresenta quadros pontuais graves. II. Fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. III. A pessoa com diabetes, principalmente Diabetes Tipo 2, terá maiores chances de se tornar um hipertenso. Para evitar possíveis complicações, o tratamento da hipertensão é imperativo, pois, se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. IV. As doenças crônicas não transmissíveis geralmente são o resultado de diversos fatores como os genéticos, ambientais, fisiológicos e até mesmo comportamentais, ou seja, de acordo com o estilo de vida da pessoa. V. A atividades físicas e dietas pobres em nutrientes corroboram para um sistema imunológico mais fraco e consequentemente mais propenso a infecções.
Estão CORRETAS:
🧠 Mapa Mental

Leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:

I- Diurese se refere à secreção de urina.

II- Disúria se refere a uma micção com presença de leucócitos na urina.

III- Nictúria se refere ao despertar à noite para urinar.

IV- Enurese se refere à emissão involuntária de urina frequentemente à noite.

V- Hematúria consiste na micção dolorosa ou difícil.

Em relação aos conceitos básicos e anormalidades do trato urinário, está CORRETA o que se afirma apenas em:

🧠 Mapa Mental
Sobre as principais recomendações não medicamentosas para prevenção primária da HAS, assinale a alternativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental
De acordo com a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, dentre os fatores de risco mais importantes para a morbimortalidade relacionada às doenças crônicas não transmissíveis consideram-se
🧠 Mapa Mental