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Questões de Concurso: Disfagia e Mastigação

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A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:
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Relacione as colunas relacionadas a classificação do grau de comprometimento das disfagias: (1) Disfagia leve: (2) Disfagia Moderada: (3) Disfagia Severa: ( ) Esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) Pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social. ( ) Sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
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Uma senhora de 68 anos de idade compareceu ao hospital central com suspeita de Covid-19, juntamente com o esposo dela, também com sintomas graves. Ambos foram internados e o quadro evoluiu para necessidade de intubação para ventilação mecânica. Após a estabilização da respiração e a retirada da ventilação mecânica, a senhora continua hospitalizada com quadro respiratório que inspira cuidados.

 Quanto à atuação fonoaudiológica para esse caso clínico, julgue os itens a seguir. 
A presença de disfagia pós-extubação é esperada nos casos de pacientes acima de 55 anos de idade e aumenta o risco de mortalidade durante a internação.
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Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?

I - “Doi quando eu como...” - provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” - isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” - dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” - nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” - a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.

Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

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Depois de realizar várias anamneses, um fonoaudiólogo observou que a maioria dos seus pacientes encaminhados por dentistas apresentava as seguintes queixas:

- cansaço ou dor muscular ao mastigar;

- dores de cabeça com frequência;

- dor na nuca ou torcicolo;

- dores de ouvido ou na região próxima a ele;

- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATM) ao mastigar ou abrir a boca.

Diante disso, o profissional elaborou alguns planos de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.

PORQUE

II. Os sintomas relatados são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoídeos mediais e temporais). Nesses casos, a lubrificação das ATM é importante, porém ela deve ser feita sob o maior controle possível, para evitar o deslocamento do disco articular.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

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Uma criança de 5 anos e 6 meses, do sexo feminino, que faz uso de mamadeira e se alimenta preferencialmente de comidas mais macias, apresenta alteração nas funções estomatognáticas. Durante avaliação fonoaudiológica, pôdese observar hipotonia muscular, alteração de postura na musculatura orofacial e mordida aberta anterior. Em relação ao caso, o provável diagnóstico é
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Com relação à disfagia, uma desordem em qualquer fase do processo de deglutição, podendo ser de origem neurogênica, mecânica ou psicogênica, assinale a opção correta.
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Considere a alternativa que descreve, corretamente, a função do músculo Platisma:
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Uma senhora de 68 anos de idade compareceu ao hospital central com suspeita de Covid-19, juntamente com o esposo dela, também com sintomas graves. Ambos foram internados e o quadro evoluiu para necessidade de intubação para ventilação mecânica. Após a estabilização da respiração e a retirada da ventilação mecânica, a senhora continua hospitalizada com quadro respiratório que inspira cuidados.

 Quanto à atuação fonoaudiológica para esse caso clínico, julgue os itens a seguir. 
Os mecanismos de disfagia pós-extubação apresentam causas multifatoriais, incluindo aspectos mecânicos, distúrbios cognitivos, efeitos residuais das medicações utilizadas e sedação.
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