Entrar

Questões de Concurso: Disfagia e Mastigação

Confira aqui questões de Disfagia e Mastigação para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador. ( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas - respiração, mastigação, deglutição - que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar. ( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral. ( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.
A sequência está correta em
🧠 Mapa Mental
É correto afirmar que o Músculo Masseter origina-se:
🧠 Mapa Mental
A traqueostomia é um procedimento para tratamento de insuficiência respiratória por inúmeras razões, mas pode comprometer a deglutição, sendo considerada fator de risco para disfagia orofaríngea. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental
O termo disfagia refere-se a um sistema relacionado com qualquer alteração no ato de engolir que dificulte ou impeça a ingestão oral segura, eficiente e confortável (Alves, 2003). Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema.
🧠 Mapa Mental
O envelhecimento é um processo natural no qual há aumento da vulnerabilidade, pois cursa com o desenvolvimento de doenças e de condições que podem levar à incapacidade funcional. Constitui-se, portanto, em um desafio para produzir políticas de saúde que respondam às necessidades das pessoas idosas. Com base na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, julgue os itens a seguir.
A disfagia em idosos, principalmente naqueles com sequelas neurológicas, acarreta grande risco para pneumonia aspirativa.
🧠 Mapa Mental
As modificações em relação à fisiologia normal da deglutição nas quais apenas a fase oral encontra-se comprometida, sem impacto negativo nas fases subsequentes, são denominadas deglutição atípica ou adaptada, cujo diagnóstico diferencial é estabelecido a partir da definição do fator causal.
Analise as afirmativas abaixo sobre a terapia miofuncional orofacial nesses casos.
1. Ao iniciarmos o tratamento da função da deglutição em motricidade orofacial, o primeiro passo consiste na identificação da causa da alteração. Se esta for uma alteração dento-oclusal, o trabalho fonoaudiológico dependerá dos limites da forma e consequentemente do tratamento odontológico. 2. Tanto em casos de deglutição atípica como adaptada, na presença de respiração oral e/ ou disfunção mastigatória, o tratamento dessas disfunções deve vir após a adequação da deglutição. 3. Nos casos de deglutição atípica, quando há hábitos orais deletérios, a terapia miofuncional orofacial associada às técnicas de retirada de hábitos possibilita a adequação da função de deglutição, como também da postura da língua em repouso. 4. Em casos de hipotonicidade em ambos os lábios (superior e inferior), recomenda-se fazer a contrarresistência com o botão por permitir a aplicação de força igual na musculatura superior e inferior. 5. O exercício de contrarresistência com a espátula, aplicada nos três feixes do músculo bucinador (superior, médio e inferior), é indicado para pessoas com atresia de maxila uma vez que a força aplicada no terço superior do feixe muscular não influencia o crescimento do terço médio da face.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
🧠 Mapa Mental
Em relação ao controle neurológico da deglutição, julgue as afirmações a seguir:
I. A deglutição pode ser disparada por diferentes centros nervosos acima do tronco cerebral. II. Três nervos encefálicos possibilitam o controle sensorial eferente da fase oral da deglutição: o Facial VII, o Hipoglosso XII e o Trigêmeo V. III. O controle motor dos componentes faríngeos da deglutição ocorre por meio dos seguintes pares de nervos encefálicos: Trigêmeo V, Facial XII, Glossofaríngeo VII e Hipoglosso X. IV. Os nervos encefálicos envolvidos na deglutição são: Trigêmeo V, Facial VII, Glossofaríngeo IX, Vago X, Hipoglosso XII e Acessório XI.
Estão CORRETAS as afirmações:
🧠 Mapa Mental
As modificações senescentes da deglutição, segundo Humbert et al. (2009), caracterizam a chamada presbifagia, que ocorre por causa do envelhecimento das estruturas envolvidas na sua realização, inclusive o sistema neurológico. Isso posto, quanto a essas mudanças, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto aos fatores envolvidos, na fase oral:
I- Atrofia dos músculos labiais. II- Hipertrofia lingual por aumento de gordura e diminuição da massa muscular, com consequente diminuição na força lingual. III- Aumento das papilas gustativas, com impacto na gustação. IV- Mucosa oral mais espessa, com menos elasticidade. V- Aumento na produção de saliva.
É correto o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
Qualquer alteração que impeça o processo de deglutição de forma segura e eficiente é classificada como Disfagia. A classificação do grau de comprometimento das disfagias depende da penetração laríngea e a aspiração traqueal, condição pulmonar, hidratação, condição nutricional e prazer de alimentar do paciente. Correlacione as características das disfagias com o grau de comprometimento das mesmas, e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
I. Disfagia Leve. II. Disfagia Moderada. III. Disfagia Severa.
( ) Dificuldade no transporte oral do bolo. Há a ocorrência de estase em recessos faríngeos com sinais sugestivos de penetração laríngea e pequena quantidade de material aspirado ou riscos de aspiração; esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) A dificuldade do indivíduo está concentrada no transporte oral do bolo; Há a ocorrência de pequena quantidade de estase em recessos faríngeos, sem penetração laríngea; sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. ( ) Grande quantidade de estase nos recessos faríngeos, sinais sugestivos de penetração laríngea e grande quantidade de material aspirado. Ocorre pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social.
🧠 Mapa Mental
Os recursos para o manejo das disfagias, com o objetivo de garantir a nutrição e proteger as vias aéreas da pessoa, podem incluir tratamentos cirúrgicos, medicamentosos, indicação de vias alternativas de alimentação e terapia de reabilitação da deglutição. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental