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Questões de Concurso: Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:

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Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:
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O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), publicado em um momento de transição política profunda no Brasil, tinha como principal questão:

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na:

"Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).

Sobre Educação Popular, é correto afirmar:

1- A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo- nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.

2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.

3- Defender para a educação popular uma ortodoxia que ela jamais teve, ou pretendia ter, não seria tão sensato. Pelo contrário, uma de suas especificidades estava exatamente no seu caráter iconoclasta e, em conseqüência, na quase impossibilidade de enquadrar as práticas em algum tipo de definição que lhes fizesse jus.

4- De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subaltern

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O movimento da Escola Nova no Brasil, iniciado nos anos 20, teve o seu maior divulgador entre nós na figura de Anísio Teixeira. Sobre este movimento, podemos afirmar que:

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Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

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Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que o ensino fundamental conseguiu absorver 97,4% dos alunos nesta faixa de idade escolar, praticamente resolvendo o problema, neste nível de ensino, da chamada "quantidade". No entanto, luta-se agora pela questão da "qualidade de ensino", entendida como:

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O trabalho docente que relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, momento em que se dá a ruptura em relação à experiência pouco elaborada, deve ser classificado, segundo as tendências pedagógicas, como tendência

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Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta.

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