A estrutura de mercado em Oligopólio é caracterizada pela presença de poucas empresas fornecedoras e pela interdependência, em que cada um dos competidores decide sua quantidade e/ou preço a partir da sua expectativa de reação dos concorrentes. Ao longo do tempo, foram desenvolvidos modelos de análise de estrutura em oligopólio, sendo os mais conhecidos os modelos desenvolvidos por Cournot, Bertrand, Edgeworth e Stackelberg. A partir dos modelos acima citados, pode-se afirmar que o modelo de
a) Bertrand considera duas empresas que ofertam produtos diferenciados e decidem de forma simultânea a quantidade a ser ofertada no mercado, observando o comportamento de seu rival.
b) Cournot considera duas empresas que ofertam produtos homogêneos e decidem de forma simultânea a quantidade a ser ofertada no mercado, observando o comportamento de seu rival.
c) Stackelberg considera duas empresas que ofertam produtos homogêneos e decidem de forma simultânea a quantidade a ser ofertada no mercado, observando o comportamento de seu rival.
d) Edgeworth considera duas empresas que ofertam produtos homogêneos e decidem de forma simultânea a quantidade a ser ofertada no mercado, observando o comportamento de seu rival.