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Questões de Concurso: Consciência Corporal

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A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.

De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:

I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.

Estão CORRETAS:

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Sobre características da aptidão física relacionadas à saúde, identifique a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- As redes sociais podem influenciar a formação da imagem corporal. II- A imagem corporal faz parte de uma peça importante do complexo de identidade pessoal. III- Os estudos relacionados à imagem corporal incluem a estética da existência.
É correto o que se afirma em:
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São fatores que contribuem para o baixo nível de atividade física apresentado pelos adolescentes brasileiros: I. o sexo, a faixa etária, o nível socioeconômico, o local ou região de moradia. II. a participação nas aulas de educação física. III. tempo excessivo de televisão, suporte social oferecido pelos pais ou amigos. IV. consumo de álcool e tabagismo. São corretas as afirmativas:
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O carboidrato é um macro nutriente composto por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Também são comumente chamados de glicídios e açúcares e temos nele a principal fonte de energia do nosso corpo que é utilizada durante o exercício, uma vez que quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, que fornece energia para as células e faz a manutenção metabólica glicêmica.
De acordo com sua composição, assinale de 1 a 5, de acordo com os parênteses:
(1) Monossacarídeos. (2) Polissacarídeos. (3) Sacarose. (4) Maltose. (5) Lactose.
( ) É o açúcar do leite. Sintetizado nas glândulas mamarias dos mamíferos.
( ) De composição menos complexa, possuem de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. Alguns exemplos desse tipo de carboidrato são: Galactose, glicose e frutose.
( ) São exemplos desse tipo de carboidrato o extrato da cana de açúcar, da beterraba, uva e mel. Além do açúcar comum que utilizamos em casa ser exemplo dessa classe de carboidratos.
( ) São moléculas complexas formadas pela união de diversos monossacarídeos, são exemplos o amido e a celulose.
( ) Esse tipo de dissacarídeo não é encontrado naturalmente na natureza, sendo assim obtido pela indústria através da fermentação de cereais, como por exemplo, a cevada.
A sequência CORRETA é:
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Complete a lacuna a seguir: O________________ é a capacidade de realizar trabalhos musculares de forma satisfatória. No entanto, atualmente, observa-se uma grande contribuição do conceito de saúde dentro dos paradigmas do ________________, sendo ele retratado por eficiência cardiorrespiratória, composição corporal ideal para o organismo e ótima manutenção músculo esquelético para a manutenção das atividades do ser humano.
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Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:

I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.

II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.

III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.

IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.

V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.

Estão CORRETAS:

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Cada vez mais se fala sobre qualidade de vida. É uma concepção que envolve parâmetros das áreas de saúde, arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento, novas tecnologias e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio. Logo, o universo de conhecimento em qualidade de vida se expressa como uma área multidisciplinar de conhecimento que engloba além de diversas formas de ciência e conhecimento popular, conceitos que permeiam a vida das pessoas como um todo. Assim, diferentes autores e instituições apresentam diferentes conceitos sobre o termo qualidade de vida. Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é?
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Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:
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Quando o objetivo primário da atividade física é melhorar os padrões de saúde, reduzir os riscos de doença e morte, principalmente decorrentes do sedentarismo, são recomendadas algumas orientações, segundo Guiselini. Considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Intensidade: prescrever atividades com intensidade <45% VO² máx. ( ) Frequência: de preferência diariamente, ou na maioria dos dias da semana. ( ) Duração: acumular pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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