Entrar

Questões de Concurso: Compras

Confira aqui questões de Compras para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, com relação às compras em geral e às compras no setor público.

Para maior eficácia no processo de compras, o setor de compras deve manter arquivos com registros da vida dos produtos, desde o momento das cotações até as entradas da mercadoria na empresa compradora.

🧠 Mapa Mental

A compra e venda de produtos e serviços no ambiente da internet, também conhecido como e-commerce, tem modificado consideravelmente os modos de relacionamento entre os diversos pares fornecedores-clientes dentro de uma cadeia de suprimento. Acerca desse assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. Relacionamentos do tipo consumer-to-business (C2B), envolvem a ponta da cadeia de suprimento, onde as empresas vendem produtos e serviços a consumidores finais, podendo incluir tanto comércios tradicionais quanto varejistas online.

II. Os relacionamentos business-to-business (B2B) foram aperfeiçoados pelo uso do e-procurement, que é o uso dos métodos eletrônicos na agilização das diversas etapas de uma compra, tais como requisições, pesquisas, pagamento, e até a própria gestão dos contratos.

III. Os relacionamentos client-to-client (C2C) foram os menos impactados pelo e-commerce dada a inerente natureza conservadora das consagradas práticas de compras e negociação, e que ainda respondem pelo maior volume monetário de negócios.

Está correto somente o que se afirma em:

🧠 Mapa Mental
Uma função da Administração de Compras é:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

No que se refere ao cadastro de fornecedores, julgue os próximos itens.

O departamento de compras deve manter regularmente em seu cadastro um registro de no mínimo três fornecedores para cada tipo de material, principalmente daqueles fornecedores do tipo monopolista, com produtos de difícil encomenda.

🧠 Mapa Mental
Muitos são os fatores que influenciam o comportamento de compra tanto de um indivíduo como de uma organização. As influências que afetam as compras organizacionais refletem a natureza da compra. Embora o processo de compra em uma organização apresente maior formalidade, os papéis e agentes que nele atuam são extremamente parecidos aos de uma situação de compra de um indivíduo. As decisões do consumidor variam de acordo com o seu envolvimento na decisão final da compra, que vai desde a compra rotineira, em que há um baixo envolvimento do comprador, até as compras novas, de projetos, que se referem aos tipos de aquisições não comuns na organização, como serviços e equipamentos especiais, como é o caso de empilhadeiras, grandes computadores, implementações de sistemas de gestão empresarial e, por que não dizer, terceirizações. Nesse caso, esse processo sempre envolve muitas pessoas e requer a elaboração de projetos internos. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as características da modalidade de compras novas mencionadas no texto:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado
)

No que se refere à qualificação de fornecedores, é correto afirmar que

🧠 Mapa Mental