Questões de Concursos Públicos: Cartografia

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Sobre o GPS (Sistema Global de Posição), pode-se afirmar que:

I permite a determinação exata da posição na superfície terrestre, informando, latitude, longitude e altitude;
II facilita o trabalho de empresas e o deslocamento de pessoas em diversos setores de atividades;
III tem enorme potencial estratégico-militar e poucas utilidades civis;
IV trata-se de um aparelho receptor de sinais de satélites artificiais que giram em torno da Terra em órbitas geoestacionárias.

A análise das afirmativas permite concluir que estão corretas apenas as afirmativas:

Analise as seguintes afirmativas sobre variáveis visuais utilizadas na cartografia temática e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tamanho, Valor, Cor, Forma são variáveis visuais da cartografia temática.

( ) A variável visual Tamanho é empregada para representar e ilustrar dados quantitativos.

( ) As variáveis visuais Forma e Orientação são utilizadas para ilustrar dados qualitativos.

( ) Qualquer variável visual pode ser utilizada tanto para dados qualitativos como para dados quantitativos.

Assinale a sequência CORRETA.

A Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) foi criada com o intuito de padronizar a cartografia internacional. Cada carta possui 4º de latitude por 6º de longitude e pode ser desdobrada em outras cartas com escalas maiores. Um exemplo de nomenclatura de uma carta ao milionésimo é SB.22. Com relação à padronização da CIM, julgue os itens que se seguem.

No exemplo de carta ao milionésimo, a mudança na codificação para SB.22-X-B-II-3 é utilizada para indicar cartas na escala de 1:50.000.

Se a distância entre dois pontos em um mapa com escala de 1:200 000 é de 18,6 cm, a distância real entre esses pontos é de

Uma pessoa tem a intenção de procurar uma rua do bairro de Icaraí. Sua opção será consultar uma planta de Niterói numa escala de:

“Como a intensidade de g é maior nos polos do que no equador, a Terra não possui uma forma totalmente esférica, sendo que seu raio equatorial (6.378km) é ligeiramente maior do que o raio polar (6.357km)”. Fonte: TEXEIRA, W; TOLEDO, M. C. de; FAIRCHILD, T. R; TAIOLI, F. (org). Decifrando a Terra (2008) Ed. Nacional. São Paulo.
Considerando o que informa a citação, a Terra tem forma:
Segundo a BNCC, no ensino de geografia para o Ensino Fundamental, o trabalho com mapas deve servir de suporte para o repertório que faz parte do raciocínio geográfico, fugindo do ensino do mapa pelo mapa, como fim em si mesmo. Desse modo, o trabalho com mapas deve ser norteado de modo que os alunos:
Ao comprar um lote, o interessado observou pela planta do condomínio que esse lote apresentava as seguintes medidas: 3 cm (frente) por 6 cm (lateral). A área informada era de 450 m2. Considerando as medidas observadas, a escala da planta do loteamento é