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Questões de Concurso: CMMI e MPS BR

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Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos à qualidade de software, de
acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para
desenvolvimento, versão 1.2.

O desempenho dos processos no nível de maturidade 4 é controlado por meio de técnicas qualitativas, que são apropriadas para a previsibilidade do desempenho de processo.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

O Guia Geral do MPS.BR (Melhoria de Processo do
Software Brasileiro) tem uma nova versão em vigor desde 30 de
junho de 2009. O guia define que, a partir de 1.o de janeiro de 2010
só são válidas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009. Estabelece, entretanto, um período de transição, de
30 de junho a 31 de dezembro de 2009, durante o qual podiam ser
realizadas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009 ou a versão anterior, MR-MPS 1.2.
Imagem 012.jpg

Considerando o Guia Geral, o Guia de Avaliação e o Guia de
Aquisição da versão 2009, julgue os itens subsequentes.

O objetivo do processo de aquisição é obter S&SC (software e serviços correlatos) que satisfaçam a necessidade expressa pelo cliente. Esse processo é descrito pelas seguintes atividades: preparação da aquisição, seleção do fornecedor, monitoração do contrato e aceitação pelo cliente.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos à qualidade de software, de
acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para
desenvolvimento, versão 1.2.

Para alcançar o nível de maturidade Em Otimização, todas as áreas de processo precisam ter alcançado o nível de capacidade Definido.

🧠 Mapa Mental

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. As organizações devem selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que desejam incluir no modelo que irão utilizar.

Quando uma organização escolhe a representação em estágios do modelo CMMI, espera que o modelo permita

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos à qualidade de software, de
acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para
desenvolvimento, versão 1.2.

A objetividade nas avaliações de garantia da qualidade de processo e produto não é alcançada sem o uso de auditorias formais realizadas por equipes independentes de garantia da qualidade do projeto.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens a seguir, com base na comparação dos conceitos de maturidade propostos pelo COBIT, versão 4.1, e com o CMMI, versão 1.2.

Tanto no modelo COBIT quanto na representação contínua do CMMI, há seis níveis de maturidade em uma escala pontuada desde não-existente (0) a otimizado (5).

🧠 Mapa Mental

A representação contínua do Modelo CMMI tem mais práticas específicas que a representação em estágios, uma vez que tem dois tipos de práticas enquanto a representação em estágios possui apenas um. Quanto às práticas em cada representação, é correto afirmar que

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

O Guia Geral do MPS.BR (Melhoria de Processo do
Software Brasileiro) tem uma nova versão em vigor desde 30 de
junho de 2009. O guia define que, a partir de 1.o de janeiro de 2010
só são válidas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009. Estabelece, entretanto, um período de transição, de
30 de junho a 31 de dezembro de 2009, durante o qual podiam ser
realizadas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009 ou a versão anterior, MR-MPS 1.2.
Imagem 012.jpg

Considerando o Guia Geral, o Guia de Avaliação e o Guia de
Aquisição da versão 2009, julgue os itens subsequentes.

Gerência de Projetos (GPR) é um dos precessos que oferece exigências específicas para que uma organização esteja nos níveis de maturidade B, E e G do MPS.BR.

🧠 Mapa Mental

Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias, que refletem como eles serão interpretados: Exigidos – metas específicas e metas genéricas; Esperados – práticas específicas e práticas genéricas; e Informativos – sub-práticas, produtos de trabalho típicos, definições ampliadas de disciplinas, elaborações de práticas genéricas, títulos e metas práticas, notas de metas e práticas de referências.

Em relação aos componentes do Modelo CMMI, é correto afirmar que

🧠 Mapa Mental