Questões de Concursos Públicos: Código de Ética de Enfermagem

Confira aqui Questões Código de Ética de Enfermagem de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


Acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue os próximos itens. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um enfermeiro de um estabelecimento hospitalar foi impossibilitado, em razão da falta de materiais, de realizar o curativo em um membro inferior amputado de um paciente, o que ocasionou grave infecção na região amputada. ASSERTIVA: Nessa situação, o enfermeiro deveria, primeiramente, ter relatado os problemas à administração do estabelecimento hospitalar, e, se a situação não tivesse sido resolvida pela administração interna, os fatos deveriam ter sido reportados ao COREN.

Como membro integrante da equipe de saúde, Marco Antonio, um técnico de enfermagem bem informado, sabe que

Um profissional de enfermagem, após o término do horário de seu plantão, abandona o ambulatório sem garantir a continuidade da assistência de enfermagem a determinado cliente, que está em venóclise para tratamento quimioterápico. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, esse procedimento é

Julgue os itens a seguir, relativos à ética e à legislação profissional, tendo como base os preceitos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional.

I Administrar medicamento prescrito que diminua o sofrimento do paciente é uma das atividades de enfermagem que se enquadram em um dos princípios éticos fundamentais, que é o de realizar ou promover o bem.

II Um paciente adulto com capacidade de tomar decisão possui o poder de consentir ou recusar um tratamento, mesmo que o profissional de saúde não concorde com a decisão tomada pelo paciente.

III Toda informação dada pelo paciente deve ser mantida em segredo e, em nenhuma circunstância, deve ser compartilhada sem sua autorização, sob pena de processo legal, uma vez que o sigilo é um dos princípios éticos das relações profissional/paciente.

IV Como integrante da equipe de saúde, o enfermeiro pode ministrar medicamentos, mas não é permitido que ele prescreva qualquer medicamento.

 Estão certos apenas os itens

O comportamento INADEQUADO do profissional de Enfermagem está indicado, exceto em:

A ética é a ciência da moral, ou o ramo da filosofia que se ocupa da moral; esta moral é aplicação prática dos princípios éticos, é o exercício das normas e códigos prescritivos que procuram organizar e reger as relações entre os indivíduos no espaço social. Ao nos reportarmos à ética na enfermagem, é correto afirmar:

1. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional, configurado pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexos nos campos técnico, científico e político.

2. O código de ética dos profissionais de enfermagem leva em consideração, prioritariamente, a necessidade e o direito da Assistência de Enfermagem à população, os interesses do profissional e de sua organização.

3. É de responsabilidade do profissional de enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para a clientela.

4. É dever do profissional de enfermagem, comunicar ao Conselho Regional de Enfermagem fatos que infrinjam preceitos do Código de Ética e da Lei do Exercício Profissional, somente depois de uma criteriosa apuração dos fatos, pois o conselho de enfermagem precisa de dados concretos para iniciar qualquer investigação.

Está(ão) correta(s):

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução 311/2007), o profissional de enfermagem tem como deveres e responsabilidades

Nas relações do técnico de enfermagem com as organizações da categoria, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (2007) estabelece como direito

A administração de medicamentos é uma das atividades típicas do técnico de enfermagem, que deve obedecer rigorosamente o horário estabelecido pela enfermeira e/ou pelo médico. Quando o técnico de enfermagem antecipa o horário da medicação para dormir em seu horário estabelecido de descanso, ocorre crime culposo por: