Entrar

Questões de Concurso: Blocos Econômicos

Confira aqui questões de Blocos Econômicos para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Desde 1999, os dezenove países que possuem as maiores economias do mundo, juntamente com a União Europeia, formaram o G-20. Sobre esse grupo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Entre os países pertencentes ao grupo, há apenas três latinos que são Argentina, Brasil e México.

( ) A liderança do grupo está a cargo dos países integrantes do BRIC’s – Brasil, Rússia, Índia e Coreia do Sul – que se revezam anualmente.

( ) Embora seja a maior economia do mundo, os EUA se recusam a fazer parte do G-20, participando apenas do G-9.

A sequência está correta em:

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Acerca dos determinantes políticos e econômi cos que
caracterizam o processo de consolidação do bloco econômico do
MERCOSUL, julgue os itens subseqüentes.

A i n t egração física da região do MERCOSUL carece ainda de infra-estrutura adequada de transportes, em razão do isolamento comercial e cultural do Brasil, em rel ação aos países vizinhos sul-americanos.

🧠 Mapa Mental

Sobre a União Européia analise as proposições a seguir:

I. A União Européia é um sucesso do ponto de vista econômico, mas a defesa e a política externa continuam a ser da competência exclusiva de cada país.

II. O Euro, moeda única e coroamento do processo de união dos países do bloco que formam a União Européia, foi institucionalizado pra valer em 2002.

III. O presidente francês Jacques Chirac, o primeiro ministro alemão Gerhard Schoeder e o primeiro ministro inglês Tony Blair, sempre estiveram afinados, inclusive no apoio à guerra do Iraque.

Está(ão) correta(s):

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Acerca dos determinantes políticos e econômi cos que
caracterizam o processo de consolidação do bloco econômico do
MERCOSUL, julgue os itens subseqüentes.

O núcleo geoeconômico do MERCOSUL compreende concentrações industriais, áreas agríco las modernas, portos e terminais de corredores de comércio exterior do Centro-Sul brasileiro, o que favorece a integração de cadeias produtivas dos países-membros.

🧠 Mapa Mental

Com relação ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que:

I- a aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento.

II- o Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco.

III- a Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes.

IV- não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

🧠 Mapa Mental

A proposta apresentada pelo Ministério da Cultura do Brasil sobre o montante inicial do Fundo Mercosul Cultural, fixado em US$ 1 milhão, foi aprovada neste sábado (25), em Assunção, durante a XXXII Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul (RMC). Para compor esse valor de recursos, caberá a cada Estado-Parte contribuir com percentagens diferenciadas, estabelecidas a partir do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, as quais estão especificadas no documento do Conselho do Mercado Comum, que instituiu o Fundo: Argentina, 27%; Brasil, 70%; Paraguai, 1%, e Uruguai, 2%. (Glaucia Lira, Ascom/MinC. Portal da Cultura)


I. O objetivo do Fundo é financiar projetos e programas que fomentem a criação, circulação, proteção e difusão dos bens e serviços culturais.


II. São objetivos do projeto capacitar os quadros técnicos e gerenciais para o desenvolvimento do trabalho e equalizar as capacidades instaladas dos organismos nacionais envolvidos no tema.


III. O Mercado Comum do Sul, como é chamado oficialmente, envolve dimensões econômicas, políticas e sociais.


IV. Os Estados-Partes do Mercosul são os quatro países responsáveis pela criação do bloco, ou seja, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


A alternativa que apresenta os itens corretos é:

🧠 Mapa Mental

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

Por não aceitar a entrada da Venezuela no MERCOSUL, o Uruguai retirou-se do bloco que havia ajudado a criar com Argentina, Brasil e Paraguai.

🧠 Mapa Mental

Segundo o autor do livro O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial Samuel Huntingtom, o mundo está dividido em nove civilizações.
Os países se agrupam de diversas maneiras, se ordenam segundo critérios econômicos, sociais e étnicos-culturais.
Sobre a organização dos países no cenário mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

🧠 Mapa Mental
Tendo em vista que os blocos econômicos despontaram como importantes referentes na economia mundial na segunda metade dos anos oitenta do século XX, apresentando-se como muito diversos em seus objetivos, instrumentos, alcance e resultados, e considerando a evolução desses blocos a partir do final do citado século, julgue os itens a seguir. O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), embora tenha tido impacto positivo no comércio entre seus países-membros, trouxe também efeitos adversos para as respectivas economias nacionais, como a perda de mercados de exportação de manufaturas e de empregos no setor industrial, no caso do México; o intenso fluxo de migração ilegal e grandes déficits na balança comercial com os dois sócios, no caso dos Estados Unidos da América (EUA); e, no caso do Canadá, o estancamento da penetração das exportações no mercado norte-americano por conta da concorrência da produção mexicana.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A respeito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e das
dificuldades que esse bloco ainda encontra para se consolidar,
julgue os próximos itens.

Na mesma reunião em que foi aprovada a entrada da Venezuela no bloco, foi recusada a admissão dos países da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru e México), sob a argumentação de eles serem considerados neoliberais.

🧠 Mapa Mental