Entrar

Questões de Concurso: Bases Psicológicas da Aprendizagem

Confira aqui questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:

🧠 Mapa Mental
A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:
🧠 Mapa Mental

A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?

🧠 Mapa Mental

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.

(Antoni Zabala, 1997)

A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:

🧠 Mapa Mental

Sobre a Educação na concepção Construtivista, analise as alternativas abaixo, indicando a alternativa incorreta.

🧠 Mapa Mental

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:

🧠 Mapa Mental

A partir da idéia de construção do número na perspectiva de Piaget, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Segundo Piaget, função semiótica constitui-se na

🧠 Mapa Mental