Questões de Concursos Públicos: Assistência Farmacêutica

Confira aqui Questões Assistência Farmacêutica de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


O uso indiscriminado de medicamentos pode gerar aumento da morbidade e(ou) mortalidade dos pacientes, surgimento de eventos adversos e aumento da resistência microbiana aos medicamentos disponíveis no mercado. Visando garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade do medicamento, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Medicamentos (PNM). Considerando as medidas que contribuem para o uso racional de medicamentos, cuja implementação nos serviços de saúde é uma das diretrizes da PNM, julgue os itens a seguir. As informações objetivas, imparciais, sem pressões econômicas e políticas prestadas pelos centros de informação sobre medicamentos fazem desses centros fortes aliados no uso racional de medicamentos.

O componente especializado da assistência farmacêutica (CEAF) destina-se à aquisição de medicamentos de alto custo para doenças raras ou de baixa prevalência. Os medicamentos que constituem as linhas de cuidado para as doenças contempladas nesse componente estão divididos em três grupos (1, 2 e 3) e subgrupos com características, responsabilidades e formas de organização distintas. Em relação aos grupos de medicamentos do componente especializado, considere as afirmações abaixo.

I Os antirretrovirais zidovudina e tipranavir são exemplos de medicamentos do grupo 1A.

II O financiamento do grupo 3 é de responsabilidade tripartite.

 III Os medicamentos do grupo 2 são de maior complexidade de tratamento em relação ao grupo 1.

IV O grupo 1A é aquele cujo financiamento é de responsabilidade da união.

Considerando o exposto, estão em consonância com a classificação e o financiamento dos grupos de medicamentos do CEAF, as afirmações

A Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare), criada pela Portaria GM nº 1.254/2005, tem por finalidade realizar a avaliação sistemática da relação dos medicamentos e demais produtos farmacêuticos que devem constar na RENAME e, indicar as alterações necessárias. Para atender a este disposto, a Comare deverá adotar os seguintes critérios de seleção dos medicamentos/produtos:

É atribuição privativa do farmacêutico a responsabilidade técnica por:

É permitido a um profissional farmacêutico no exercício de suas funções

O uso abusivo de antimicrobianos pode alterar os padrões de sensibilidade/resistência dos micro-organismos. Essa modificação de comportamento dos micro-organismos é observada tanto na comunidade quanto nos hospitais onde o uso de antibióticos é descontrolado.

Acerca de controle de infecção hospitalar, uso racional de medicamentos e da atuação do farmacêutico na CCIH, julgue os itens de 61 a 65.

O farmacêutico, representante do serviço de farmácia hospitalar, é membro consultor da CCIH.

Com base na legislação vigente a respeito de boas práticas de dispensação e manipulação em farmácias e drogarias, assinale a alternativa correta.

Em relação à dispensação de medicamentos, julgue os itens que se seguem.

A orientação farmacêutica no ato da dispensação é fundamental para o êxito da terapêutica indicada. É necessário que a informação seja prestada de forma clara, simples e compreensiva, em função das necessidades de cada indivíduo, do nível socioeconômico e cultural e do tipo de medicamento prescrito.

Os medicamentos representam uma alta parcela no orçamento do hospital, sendo necessárias medidas preventivas para a racionalização do consumo de fármacos, incluindo uma efetiva dispensação e distribuição de medicamentos. Assinale a alternativa correta quanto ao sistema de distribuição de medicamentos.

É DEVER do farmacêutico, EXCETO: