Questões de Concursos Públicos: Assistência Farmacêutica

Confira aqui Questões Assistência Farmacêutica de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


A Política Nacional de Medicamentos (PNM), parte essencial da Política Nacional de Saúde aprovada em outubro de 1998, tem como propósito garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade desses produtos, a promoção do seu uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

As diretrizes da PNM objetivam nortear as ações na esfera federal do governo para promoção do acesso da população brasileira a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, pelo menor custo possível.

A assistência farmacêutica, por sua importância estratégica para o sistema de saúde e complexidade do assunto, mereceu a publicação de uma portaria ministerial no final de 1998 que traçou a política nacional de medicamentos. Esta política configura e explicita uma série de decisões de caráter geral adotadas pelo poder público e que apontam para os rumos e as linhas estratégicas de atuação a serem seguidas na condução da matéria. Com respeito a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Bioequivalência é a medida da quantidade de medicamento, contida em uma fórmula farmacêutica, que chega à circulação sistêmica e da velocidade na qual ocorre esse processo.

Um rapaz de 18 anos, com tosse seca após um resfriado, chega à Farmácia da unidade de saúde com a seguinte receita:

Codeína 30 mg.

1 comprimido 3 vezes ao dia.

60 comprimidos.

Assinale a alternativa correta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos ocorre quando o paciente recebe medicamentos apropriados para a patologia que apresenta, em doses adequadas à suas necessidades individuais, pelo período necessário e pelo menor custo. Assinale a opção que descreve intervenções adequadas à promoção do uso racional de medicamentos.

De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos,

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue os itens a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

Uma das atividades da atenção farmacêutica que pode ser desenvolvida durante o tratamento oncológico é alertar o paciente em tratamento sobre os prováveis efeitos colaterais da droga usada na terapia oncológica e suas interações com alimentos e outros medicamentos.

A Política Nacional de Medicamentos (PNM), editada pela Portaria Ministerial n.º 3.916/1998, apresenta prioridades que configuram as bases para se alcançar o propósito dessa política. Acerca da organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos, que é uma das prioridades descritas na referida portaria, assinale a opção incorreta.

Com relação à padronização e à dispensação de medicamentos, julgue os itens seguintes.

Entre os critérios técnicos a serem observados na seleção de medicamentos, está a padronização de medicamentos pelo nome do princípio ativo na denominação comum brasileira (DCB) ou, na sua ausência, na denominação comum internacional (DCI).