Entrar

Questões de Concurso: As Comunicações Oficiais

Confira aqui questões de As Comunicações Oficiais para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Na redação oficial, o uso dos pronomes de tratamento possui como momentos distintos:
🧠 Mapa Mental

Com relação ao formato e à linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem com base no Manual de Redação da Presidência da República.

A estrutura do telegrama e da mensagem por correio eletrônico de caráter oficial é flexível.

🧠 Mapa Mental
De acordo com a Lei 9.758, de 11 de abril de 2019, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, é:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Julgue os itens a seguir com base nas prescrições do Manual de Redação da Presidência da República para a elaboração de correspondências oficiais.
O trecho a seguir apresenta-se gramaticalmente correto e adequado para constituir parte de um ofício:
Vimos informar que já expirou o prazo para publicação do Relatório de Gestão Fiscal do primeiro quadrimestre do exercício corrente, para municípios com mais de 50.000 habitantes. As administrações municipais têm dez dias para justificar o atraso na publicação.
🧠 Mapa Mental
Conforme o Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é:
🧠 Mapa Mental
Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens a seguir.

O destinatário de um memorando deve ser identificado pelo cargo que ocupa; o de um aviso, pelo nome e pelo cargo que ocupa; e o de um ofício, pelo nome, pelo cargo que ocupa e pelo endereço.
🧠 Mapa Mental
Os corretos pronomes de tratamento a serem usados para Cardeais, Ministros de Estado e Reitores de universidades são respectivamente:
🧠 Mapa Mental