Entrar

Questões de Concurso: Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas

Confira aqui questões de Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Na definição de bem público, os conceitos de não rivalidade e de não exclusão dizem respeito, respectivamente, aos fatos de que

🧠 Mapa Mental

As tarifas, os subsídios e as cotas são instrumentos de política comercial. Quanto a esses instrumentos e políticas, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental
Assinale a opção que apresenta uma característica da prática de discriminação de preço de 1º grau.
🧠 Mapa Mental

O ruído dos aviões em um aeroporto reduz o bem-estar das pessoas que moram nos arredores. Trata-se de um caso de

🧠 Mapa Mental

Uma firma, ao produzir determinado bem, emite poluentes que prejudicam a produção de outras empresas. Caso a livre negociação entre as partes não seja capaz de garantir que o nível de emissão de poluentes seja eficiente, o governo pode induzi-la a produzir a quantidade socialmente ótima, impondo um imposto sobre unidade emitida de poluição que seja igual

🧠 Mapa Mental
Externalidades e bens públicos ocupam importante campo de estudo em economia, pois a presença deles pode ser causa de desvios de mercado, exigindo a atuação de políticas públicas. Em relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental

Um imposto sobre vendas a varejo com alíquota fixa (a mesma alíquota para todos os produtos tributados) é um imposto

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens subsequentes, relativos às funções econômicas do governo.

A existência de bens de consumo não exclusivos e não rivais é um aspecto que permite justificar a intervenção do governo na economia.

🧠 Mapa Mental

De acordo com levantamentos da ANP, no último mês de dezembro, o preço médio de bomba da gasolina C, na cidade do Rio de Janeiro, situava-se em 2,4640 R$/l. Na composição deste preço, consideradas as duas parcelas destinadas à distribuição e revenda (11%) e ao custo do álcool anidro (11%), os 78% restantes destinavam-se ao pagamento dos tributos (ICMS, CIDE e PIS/COFINS) e à remuneração (realização) da Petrobras. Quais as parcelas destinadas, respectivamente, aos tributos e à Petrobras?

🧠 Mapa Mental