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Questões de Concurso: Administração Geral

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Leia o trecho a seguir

Teoria da administração que enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou nas teorias administrativas. “Tudo depende de...”. Tal abordagem explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Assim, pode-se afirmar que condições e situações diferentes exigem técnicas diferentes de administrar.

Estas afirmativas pertencem à
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Considere hipoteticamente que determinada empresa iniciou o processo de planejamento visando organizar suas ações para os próximos cinco anos. Durante o processo, identificou-se uma grande chance de crescimento no mercado em que a empresa atua, trazendo uma estimativa de que seus produtos teriam um aumento de demanda de cerca de 45%, a cada ano, para os próximos três anos. Considerando as informações apresentadas e com base em conhecimentos de planejamento, assinale a alternativa correta quanto à análise desse cenário, a partir da matriz FOFA (SWOT).
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G. Hamel e C. K. Prahalad afirmam que uma organização, entre outras características, tem que ser orientada sob a perspectiva conhecida por “competências essenciais”. Para esses autores, uma competência essencial determina claramente
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A liderança, entendida como a capacidade de um indivíduo influenciar outros com base em suas habilidades ou personalidade, é uma característica bastante estudada no campo da administração e almejada pela maioria dos profissionais em cargos administrativos. Diversas teorias já foram propostas para buscar o entendimento de liderança. Nesse contexto, a “Teoria da liderança transformacional” destaca-se ao focar suas análises e propostas no tipo de recompensa oferecida pelo líder, em vez de analisar os comportamentos dos lideres com os seus subordinados. A teoria considera a existência de dois tipos de líderes, o transacional e o transformacional, sobre os quais é correto afirmar que:
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Leia os trechos a seguir.

Primeira afirmativa:
O planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – trata-se de um conjunto de grandes decisões tomadas pelo grupo diretivo. Os planos táticos se dão normalmente no nível gerencial e geralmente consistem em operacionalizar as grandes decisões estratégicas. Já os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas. Assim, comprar uma nova empresa, definir uma nova linha de produtos ou a nova estrutura organizacional, e decidir se vai comprar de um fornecedor ou de outro, bem como a política de preços da empresa, são consideradas decisões que compreendem o planejamento estratégico e os planos tático e operacional, respectivamente.

Segunda afirmativa:
Tais decisões caracterizam-se por ter influência no longo prazo e por impactar a organização como um todo; por impactar no médio prazo e sua extensão reduzir-se a um conjunto de áreas ou setores da organização; e por ter impacto, em teoria, no curto prazo e sua extensão afetar área ou setor específico, respectivamente.

A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:
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“Administrar significa criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz.”

(Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administração. São Paulo: McGraw Hill, Markron books, vol. 1, 1993.)

Sobre a Administração, marque a alternativa INCORRETA.
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Para os sistemas de informação, definem-se dados como
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A expressão o mundo do trabalho em mudança engloba uma ampla gama de novos padrões de organização do trabalho, em uma variedade de níveis, dentre os quais estão:

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A empresa ROSAMAR tem três diretorias ligadas à Presidência. A Diretoria de Recursos Humanos tem dois Departamentos: (I) Recrutamento e Seleção e (II) Folha de Pagamento; a Diretoria de Comercial tem dois Departamentos: (I) Pesquisa de Mercado e (II) Vendas; e a Diretoria de Produção tem quatro departamentos: (I) Engenharia, (II) Suprimentos, (III) Planejamento e Controle da Produção e (IV) Fabricação.

O principal critério de departamentalização existente na empresa é por
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A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a):
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