Entrar

Questões de Concurso: A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Confira aqui questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


De acordo com Libâneo (2013, p.25), “(...) ___________ é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos”.

Complete CORRETAMENTE a lacuna:
🧠 Mapa Mental
Márcia é professora de uma turma de 6º ano e percebeu que um de seus estudantes não gosta de ler (principalmente quando solicitado para realizar a leitura em voz alta), apresenta dificuldades em relação à coordenação motora e possui uma escrita lenta e desordenada.

Assinale a opção que indica o instrumento metodológico que, na situação, favoreceria o processo de ensino e aprendizagem desse aluno.
🧠 Mapa Mental
A partir das análises relativas às abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami (1986. p. 112) apresenta a seguinte afirmação:

“De uma forma bastante genérica, igualmente, pode-se considerar que tanto o ______________ , quanto o __________ e __________ mesmo o em alguns de seus aspectos, pressupostos e implicações para a educação, são, de certo modo, solidários ao movimento escolanovista, pois surgem contra o ensino _________ ”.

Em sequência, as palavras que CORRETAMENTE completam a frase acima são:
🧠 Mapa Mental
Exclui-se como princípio no processo de atuação docente na instituição de Educação Infantil:
🧠 Mapa Mental
A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula,na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.
🧠 Mapa Mental
Segundo Travaglia (2003), o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras foi, durante muito tempo, baseado na concepção de aplicação das normas ditadas pela gramática da língua culta e amparado nos renomados autores de textos literários. Após a publicação dos PCNs de Língua Portuguesa, no entanto, constatou-se a existência de outras “gramáticas”, que começaram a ser adotadas nas salas de aula de Português. Partindo dessa constatação, numere a coluna da direita, relacionando o tipo de gramática à definição correspondente elaborada por Travaglia (2003).

1. Gramática de uso.
2. Gramática reflexiva.
3. Gramática teórica.
4. Gramática normativa.  

( ) É explícita e expõe uma sistematização a respeito da língua.
( ) É de bom uso da língua, para falar e escrever bem.
( ) É não consciente, implícita e liga-se à gramática internalizada do falante.
( ) É de explicitação e surge com base no conhecimento intuitivo dos mecanismos da língua. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
🧠 Mapa Mental
A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula,na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

A organização pedagógica em ciclos garante o respeito à heterogeneidade dos tempos e modos de aprender que caracterizam os sujeitos e amplia suas chances de sucesso.
🧠 Mapa Mental
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
🧠 Mapa Mental