Entrar

Questões de Concurso: A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80

Confira aqui questões de A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A respeito dos vários conceitos concernentes aos resultados e à situação das contas públicas, julgue os itens seguintes.

As chamadas necessidades de financiamento do setor público baseiam-se em critério de apuração do déficit público "abaixo da linha", que leva em conta a variação dos estoques da dívida pública. Para a determinação do resultado nominal, a Secretaria do Tesouro Nacional deduz o ativo disponível e os haveres financeiros da União.

🧠 Mapa Mental
Acerca da economia brasileira na última década de 80, julgue (C ou E) os itens subsequentes. A moratória do México, decretada em 1982, favoreceu a economia brasileira, uma vez que o sistema financeiro internacional direcionou para o Brasil as linhas antes destinadas àquele país, o que incluiu a obtenção de recursos do FMI, escalonados em quatro parcelas, duas desembolsadas imediatamente e outras duas liberadas após o governo brasileiro assumir compromissos com uma política econômica austera, de redução do déficit público, eliminação de subsídios e desvalorização do câmbio para incentivar exportações, o que impediu que acontecesse no Brasil o que havia ocorrido com o México.
🧠 Mapa Mental

Quanto aos planos de crescimento e desenvolvimento econômicos no pós-guerra, julgue os itens de 106 a 112.

A década de 80 do século XX, chamada década perdida, caracterizou-se pela queda do crescimento econômico e pela aceleração inflacionária, apesar do controle dos gastos públicos.

🧠 Mapa Mental

A respeito dos principais planos de estabilização empreendidos a partir da década de 80 do século passado, julgue os itens que se seguem.

No período de 1981 a 1984, o ajuste adotado, cujos efeitos foram a elevação da taxa básica de juros e a desvalorização cambial, promoveu efeito recessivo na economia brasileira.

🧠 Mapa Mental

A respeito dos principais planos de estabilização empreendidos a partir da década de 80 do século passado, julgue os itens que se seguem.

Nesse período, para minimizar a perda financeira dos trabalhadores, os salários foram indexados à inflação.

🧠 Mapa Mental

A partir da década de 80 do século passado, proliferaram os planos de estabilização, que visavam, sobretudo, ao controle da inflação. Acerca das especificidades desses planos, julgue os itens a seguir.

A fim de combater a inflação, diagnosticada, no Plano Bresser, como inercial e de demanda, recorreu-se à ortodoxia dos instrumentos monetário e fiscal. Pelo lado monetário, no Plano Bresser, que não adotou congelamento de preços, elevou-se a taxa de juros para redução das pressões de demanda e, por consequência, dos preços. Pelo lado fiscal, para conter o déficit público, elevaram-se as tarifas e ajustaram-se os preços de bens administrados que estavam defasados.

🧠 Mapa Mental

Se observarmos a economia brasileira, entre 1980 e 1984, poderemos notar que:

🧠 Mapa Mental

Em relação ao período recessivo 1981-1983, vivido pela economia brasileira, é INCORRETO afirmar que:

🧠 Mapa Mental

No que se refere ao período econômico compreendido entre os anos 1980 e 1984 e às medidas de política econômica adotadas, nesse período, em face do cenário externo, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental
Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue os itens seguintes. Cruzado, Bresser, Verão e Collor I e II foram planos econômicos que se basearam no congelamento dos preços, mas tiveram diferenças, tais como: o “gatilho salarial”, no Plano Cruzado; reajustes corretivos de preços para evitar problemas de abastecimento, no Plano Bresser; desvalorização significativa da taxa de câmbio, no Plano Verão; e confisco de dois terços dos ativos financeiros da população, no Plano Collor I.
🧠 Mapa Mental