Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas. No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir. I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada. Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
a) Normativa, descritiva e internalizada.
b) Descritiva, internalizada e normativa. Internalizada normativa e descritiva. D. Normativa, internalizada e descritiva. E. Descritiva, normativa e internalizada.
c) Internalizada normativa e descritiva.
d) Normativa, internalizada e descritiva.
e) Descritiva, normativa e internalizada.