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Questão 859096: Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)...

Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e co...



Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e comportamentais (atitudes e interesses repetitivos e restritos).Entretanto, um outro aspecto tão importante quanto os demais, também pode ser comprometido e merece atenção: a habilidade motora. Esse é um aspecto que vai além do olhar voltado aos movimentos repetitivos realizados pelos autistas, como os de braços e pernas.

De acordo com a habilidade motora, associe a numeração de 1 a 4, de acordo com os parênteses:

(1) Habilidades motoras brutas (2) Tônus Muscular. (3) Marcha. (4) Planejamento motor.

( ) Está relacionado a maneira como caminhamos, a criança com TEA pode apresentar um padrão diferenciado e andarem na ponta dos pés. Normalmente, este distúrbio começa com uma idade média entre 18 e 24 meses de vida, quando costumam a aprender a andar

( ) No caso desse tipo de habilidade que responde pela flexibilidade do corpo, as crianças com autismo costumam ser mais enrijecidas, o que pode se tornar um obstáculo para a realização de movimentos, o que pode ocasionar em problemas de equilíbrio e quedas frequentes.

( ) Outro ponto que pode ser considerado nevrálgico para uma criança com TEA diz respeito a habilidade que consiste na capacidade do cérebro em entender uma ação motora, descobrir como fazê-la e dar ordem aos músculos e as partes do corpo corretas a executarem essa atividade. Para quem está no espectro, uma simples tarefa de se movimentar de um lado para o outro de uma sala, por exemplo, pode ser desafiadora, devido à dificuldade de idealizar e executar esta ação. A intervenção deste profissional deve ser projetada para atender às especificidades de cada pessoa com TEA, organizando o tratamento de maneira a estimular a reduzir a ansiedade do indivíduo e encorajá-lo, facilitando o aprendizado motor.

( ) São definidas como capacidade de realizar movimentos usando os membros superiores e inferiores (braços, pernas, tronco e pés). As crianças com autismo, em média, apresentam um atraso nesta área de desenvolvimento de em média seis meses, em relação àquelas chamadas “neurotípicas”, ou seja, que estão fora do espectro.

A sequência CORRETA é:
🧠 Mapa Mental
Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Fisioterapia respiratoriaEnsino Médio388
Fisioterapia em Traumato ortopedia e ReumatologiaEnsino Médio299
Fisioterapia GeralEnsino Superior231
Fisioterapia neurológicaEnsino Médio139
Fundamentos da SaúdeEnsino Médio82
Fisioterapia CardiovascularEnsino Médio75
Fisioterapia Neonatal e PediátricaEnsino Superior69
Eletro Termo FototerapiaEnsino Médio41
EletroterapiaEnsino Médio39
Fisioterapia em Ginecologia e ObstetríciaEnsino Médio34
Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisioterapia RespiratóriaEnsino Superior3
Fisioterapia Neonatal e PediátricaEnsino Superior2
Fisioterapia CardiovascularEnsino Superior2
Fundamentos da SaúdeEnsino Superior2
Fisioterapia em Traumato ortopedia e ReumatologiaEnsino Médio2
Eletro Termo FototerapiaEnsino Superior1
Fisioterapia NeurológicaEnsino Superior1
Fisioterapia GeralEnsino Superior1
Fisioterapia em Ginecologia e ObstetríciaEnsino Superior1
Órtese e PróteseEnsino Superior1