A coluna vertebral é formada por um conjunto de 31 a 33 vértebras, subdivididas em regiões cervical, torácica, lombar e sacral. Para manter esse arranjo estrutural estável e, ao mesmo tempo, capaz de possibilitar movimentos em todos os planos, diferentes estruturas fazem parte da respectiva composição. Em relação à morfologia da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.
a) A região torácica, por ser o local onde estão presentes órgão vitais, apresenta as vértebras mais desenvolvidas da coluna vertebral - são as maiores e mais estáveis.
b) As vértebras cervicais apresentam forames transversos, por onde transitam as artérias e veias vertebrais. Nos casos de hérnias nessa região, os forames podem ser comprimidos e gerar a diminuição do fluxo cerebral posterior.
c) De um modo geral, as vértebras apresentam um arco anterior e o corpo posterior. No corpo são formadas as articulações intercorpovertebrais, caracterizadas pela presença do disco intervertebral.
d) Na coluna, a junção toracolombar é caracterizada pela presença do promontório sacral (borda anterior proeminente de S1).
e) A medula espinal está localizada no interior da coluna vertebral, no canal vertebral, ocupando esse espaço por completo.