Dentre as diversas propostas metodológicas para o ensino de matemática, se destacam a resolução de problemas, a modelagem matemática, a história da matemática, a etnomatemática, o uso de jogos e das novas tecnologias. Considere as características informadas a seguir: I. É a arte ou técnica (techné = tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (matema), dentro de um contexto cultural próprio(etno). II. Resume-se à criação de um modelo matemático (um padrão ou fórmula matemática) para explicação ou compreensão de um fenômeno natural. III. Consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. IV. Busca explorar as diversas práticas matemáticas que existiram ao longo do tempo e em diferentes territórios. Qual das alternativas apresenta a correlação adequada entre as características e suas respectivas propostas metodológicas?
a) I - Resolução de problemas; II - Etnomatemática; - III - Modelagem matemática; IV - Jogos.
b) I - Etnomatemática; II - Resolução de problemas; - III - Modelagem matemática; IV - História de matemática.
c) c I - Etnomatemática; II - Modelagem matemática; III - Resolução de problemas; IV - História de matemática.
d) I - Resolução de problemas; II - Jogos; - III - Modelagem matemática; IV - Uso de novas tecnologias.
e) I - Modelagem matemática; II - Jogos; III - Etnomatemática; IV - Resolução de problemas.