Uma característica dos estados neuróticos é que os mecanismos defensivos utilizados pelo ego não são tão primitivos, como, por exemplo, aqueles presentes nos estados psicóticos. A partir do viés psicanalítico, pode-se discriminar cinco tipos de estruturas neuróticas: de angústia, histeria, obsessivo-compulsiva, fobia e depressão. Com relação ao conceito de neurose de angústia, assinale a alternativa correta.
a) Uma complexa e diversificada combinação de pulsões, fantasias, angústias, defesas do ego e identificações patógenas pode determinar na personalidade do sujeito uma estruturação de natureza fóbica.
b) Consiste em um transtorno clínico que se manifesta por meio de uma angústia livre, quer sob uma forma permanente, quer pelo surgimento em momentos de crise. Expressa-se tanto por equivalentes somáticos quanto por uma indefinida e angustiante sensação do medo de que possa vir a morrer, enlouquecer, ou da iminência de alguma tragédia.
c) Diz respeito à forma e ao grau como organizam-se os mecanismos defensivos do ego diante de fortes ansiedades subjacentes.
d) Esse conflito entre as instâncias psíquicas explica os sintomas de ordem, limpeza, disciplina, escrupulosidade e afins, podendo manifestar-se com dois perfis caracterológicos: um se manifesta sob uma forma passiva e o outro tipo é de natureza ativa.
e) Existe uma permanente simbolização e deslocamento da ansiedade, que se constitui como uma cadeia de significantes.