Ler (reading), escrever (writing), ouvir (listening) e falar (speaking) são quatro habilidades básicas que permitem agir socialmente. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras. Sobre elas, pode-se afirmar com certeza apenas o exposto na seguinte alternativa:
a) A aprendizagem da leitura (reading) se dá através da prática. O professor, por ser o mediador, deve conhecer as técnicas de treino fonético para torná-la uma atividade proveitosa. As estratégias indicadas para a compreensão de um texto são variadas e devem levar em conta o que os alunos têm de conhecimento prévio.
b) Existem muitas técnicas de leitura que ajudam o professor a ampliar seus métodos, como o skimming (uma leitura rápida para obter a ideia central do texto) e o pre-dicting, leitura rápida para buscar uma informação específica.
c) A oralidade proporciona o desenvolvimento de uma série de comportamentos e atitudes, como arriscar-se e se fazer compreender, dar voz e vez ao outro, entender e acolher a perspectiva do outro, superar mal-entendidos e lidar com a insegurança. Para o trabalho pedagógico, cabe ressaltar que diferentes recursos midiáticos verbo-visuais (cinema, internet, televisão, entre outros) constituem insumos autênticos significativos, imprescindíveis para a instauração de práticas de interação oral em sala de aula. É na interação discursiva em sala de aula que os alunos terão oportunidades de vivência e reflexão sobre os usos da Língua Inglesa, não propriamente uma língua “pura”, precisa, mas uma língua ―”em uso” e ―”para o uso”.
d) Além dos tipos de conhecimento relacionados à compreensão escrita (conhecimento de mundo, do conhecimento sistêmico e do conhecimento da organização textual), a compreensão de textos orais requer o conhecimento dos padrões fonéticos da Língua Inglesa.